O Sebrae, por meio do programa Catalisa ICT, está selecionando cerca de mil pesquisas acadêmicas com potencial de se transformarem em negócios inovadores para participar de uma capacitação gratuita. Além disso, também concorrer, na etapa seguinte do programa, a apoio técnico e financeiro de até R$ 150 mil, incluindo recursos de bolsas de pesquisa e custeio. Para participar, é necessário ser mestre ou doutor titulados, com diplomas reconhecidos no Brasil, bem como mestrandos e doutorandos em instituições brasileiras. As inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro por meio do link.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Vivian Escorsin, o Programa é uma oportunidade para os pesquisadores contribuírem, por meio do conhecimento acadêmico, para resolver desafios atuais da sociedade.
“Os impactos do programa são diversos, começando pelo apoio na aproximação da academia e do mercado. Outro impacto é que o pesquisador receberá capacitação com oportunidades de experiência mão na massa, mentoria, networking em âmbito nacional e internacional, uma plataforma para dar visibilidade a sua pesquisa e ainda aumentará suas chances de receber o apoio de fomento das próximas etapas do programa”, explicou.
Os pesquisadores selecionados no primeiro edital do programa, lançado no dia 25 de novembro, vão participar de uma capacitação online com foco no desenvolvimento de atitude empreendedora. Além de aprender sobre gestão da inovação e modelos de negócios, também vão adquirir conhecimentos na área de prospecção tecnológica e participar de mentorias com profissionais de mercado. Nessa etapa do programa, os pesquisadores receberão, também, suporte técnico para elaborar os planos de inovação que poderão ser submetidos a um segundo edital, previsto para maio deste ano.
A meta do Sebrae é selecionar 270 planos de inovação que serão implementados em até 12 meses. Ao final dessa fase, os pesquisadores deverão formalizar a sua empresa de base tecnológica para participar do terceiro edital, em que serão selecionados 135 projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Esses pequenos negócios formalizados, com DNA tecnológico, vão participar da quarta etapa do programa, quando terão a oportunidade de ter contato com investidores e se aproximar de empresas e potenciais parceiros.
A jornada completa do Catalisa ICT deve durar em torno de três a quatro anos. Os pesquisadores que não forem selecionados no segundo edital e não avançarem para as etapas seguintes, ainda terão a oportunidade de participar de projetos de inovação de micro e pequenas empresas, como capital humano qualificado, para ajudá-los a avançar em suas inovações.
Todas as informações sobre o programa e como se inscrever podem ser encontradas no Portal do Sebrae.