Cascavel – Proprietários de imóveis rurais do Paraná têm até o dia 31 de dezembro para finalizar o CAR (Cadastro Ambiental Rural), um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório a todas as propriedades. A finalidade do cadastro é, segundo o Serviço Florestal Brasileiro, integrar as informações ambientais dos imóveis referentes à situação das APPs (Áreas de Preservação Permanente), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa e áreas de uso restrito e consolidadas.
O Paraná é o terceiro estado brasileiro com a maior quantidade de imóveis cadastrados, com 365.049 propriedades inclusas no CAR. O total representa 11% do número de cadastrados já realizados em todo o Brasil e responde por 14,8 milhões de hectares. Na liderança está Minas Gerais, com 597 mil imóveis e Rio Grande do Sul, com 461 mil propriedades.
Os índices positivos do Estado colocam Cascavel no ranking dos dez melhores resultados até o momento. O município ocupa a oitava colocação referente ao número de imóveis cadastrados no Paraná, com 3.375 propriedades já regularizadas. O montante é quase 1% de todos os cadastramentos feitos no Estado desde o início da obrigatoriedade, em 2014.