Até o dia 5 de dezembro, a Carreta Tecnológica da Fundetec estará no estacionamento do Terminal de Transbordo Sudoeste, no bairro Santo Onofre, com aulas do curso de tecnologia da informação voltadas às crianças, adolescentes e jovens, com idades de 8 a 23 anos. São três cursos na área de TI, modelagem 3D e impressão em 3D, programação com games e lógica de programação.
“Este projeto faz parte de uma oportunidade para os jovens conhecerem um mundo novo e assim, damos a eles a oportunidade de criarem novas oportunidades, habilidades e competências novas. Estamos criando uma base profissional para as mais diversas áreas profissionais, inclusive com potencial para se tornarem programadores no futuro. A lógica de programação é usada para tudo hoje. Estamos trabalhando isso nesta nova geração”, explicou o presidente da Fundetec, Alcione Gomes.
A carreta da tecnologia faz parte do Progeti, Programa Estratégico de Geração de Emprego em Tecnologia da Informação, e já formou 300 jovens e outros 150 estão concluindo a formação. A meta da Fundetec Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec) é formar, até 2024, cinco mil pessoas. “ Este é um projeto que já está dando certo e vai ser uma transformação social na vida de muitos jovens. Estamos fazendo uma grande transformação na vida de cada uma das pessoas que passam por aqui e toda sociedade de Cascavel”, completou o diretor da Fundetec, Rafael Amaral.
A Carreta Tecnológica da Fundetec já esteve em outros dois territórios e agora no Santo Onofre abriu 100 vagas, todas preenchidas. Para os jovens que não conseguiram ingressar na carreta, a Fundetec está firmando parcerias com a iniciativa privada para garantir o atendimento a este público da região oeste, no Território Cidadão III, visando a formação e capacitação destes futuros profissionais em Tecnologia da Informação.
“O que mais me empolga é saber que eles estão tendo a oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta e isso muitas vezes era só um sonho e aqui eles tem instrutores capacitados e a tecnologia necessária para aprender. isso empolga a mim também. É um conhecimento que vão transformar e impactar suas vidas e a vida dos familiares. Aqui temos m muitas possibilidades e oportunidades a espera destes jovens”, diz o instrutor Ramon Ventura.
Crédito: Secom