Foz do Iguaçu Durante coletiva de imprensa, Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Observatório Social lançaram ontem campanha convocando a população a fazer um verdadeiro esforço concentrado para libertar a cidade das mazelas da corrupção, que na gestão do ex-prefeito Reni Pereira causou desvio de pelo menos R$ 30 milhões aos cofres públicos.
Batizada de Basta de Vergonha, a iniciativa objetiva chamar atenção para a grave situação política local depois que a Operação Pecúlio, desenvolvida por Polícia Federal, Justiça Federal e Ministério Público Federal, desvendou uma rede de corrupção sem precedentes baseada nos poderes Executivo e Legislativo e que culminou com dezenas de prisões ao longo do ano passado. Essa convocação será feita com o uso de outdoors, cartazes, panfletos, camisetas, adesivos para veículos e bótons.
CASSAÇÃO
As instituições envolvidas na campanha cobram ainda a abertura de uma comissão processante para apurar a quebra de decoro parlamentar e deliberar sobre a cassação dos cinco vereadores reeleitos que foram presos no dia seguinte à diplomação. O grupo pede também a redução do número de assessores legislativos por gabinete com remuneração máxima de 50% do subsídio dos vereadores, prestação de contas mensal das atividades de fiscalização dos gastos públicos e a criação de mecanismos que garantam a transparência da gestão municipal.