Cotidiano

Cade multa Fiat Chrysler em R$ 25 mil por não entregar informações

253412454_1-3.jpg

BRASÍLIA – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu multar em R$ 25 mil a Fiat Chrysler por retardamento e omissão injustificados de informações solicitadas pelo tribunal. Os dados foram pedidos à empresa em uma investigação sobre um possível cartel no mercado de revestimentos de embreagens. Nesses casos, o Cade solicita informações de várias empresas do segmento, não necessariamente envolvidas com as práticas anticompetitivas.

A investigação foi feita com base em uma denúncia, mas o Cade não revelou o nome do denunciante. Segundo um despacho de 2015 da Superintendência-Geral (SG) do conselho, há “indícios robustos” da existência de um suposto cartel entre os anos de 1997 e 2010. Seis empresas fornecedoras de revestimento de embreagens são investigadas por suspeita de terem celebrado acordos entre com a finalidade de fixar preços e condições comerciais, dividir mercados entre concorrentes e compartilhar informações comerciais sensíveis.

“Destaca-se, notadamente, a existência de contatos entre os membros do cartel no Brasil entre, ao menos, 1997 e 2010, e na Europa entre, ao menos, 2005 e 2008, com a finalidade de fixar preços, dividir mercado e ajustar condições, bem como compartilhar informações sensíveis ao mercado. Emails, notas e atas de reunião, tabelas e relatórios, indicando que o suposto cartel perdurou por todo o período destacado acima”, diz o parecer, que possui vários trechos sob sigilo.