BRASÍLIA – Um dia depois de abrir uma sindicância para apurar o paradeiro de objetos do patrimônio da Presidência, o Palácio do Planalto comunicou nesta quarta-feira que o broche da faixa presidencial foi encontrado por um funcionário debaixo de um armário do Cerimonial, no palácio. A Polícia Federal realiza perícia na sala onde o broche foi encontrado. A sindicância, que durará um mês, prorrogável por outro mês, segue em curso.
A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informa somente que foi encontrado o broche – que é de ouro e adorna a faixa presidencial. A faixa ainda está desaparecida.
A sindicância, a cargo da Secretaria de Controle Interno, ligada à Secretaria de Governo, vai servir pra subsidiar o trabalho do Tribunal de Contas da União (TCU), que está identificando todo o patrimônio acumulado nesses últimos anos.
O colunista do GLOBO Jorge Bastos Moreno informou que o TCU identificou a ausência de cinco mil itens pertencentes ao patrimônio deixado nos governos Lula e Dilma, entre os quais, seis obras de arte de alto valor.