NORTH BEND, EUA ? Depender da ajuda dos pais até mais tarde ? até a casa dos 30 anos, em geral ? é uma das principais características daqueles que fazem parte da geração Y. Eles levam muito mais tempo do que os seus pais levaram para mudar de casa, tomar as rédeas da economia doméstica, obter um emprego por conta própria, aprender a cozinhar e a limpar a própria casa, por exemplo. Para ajudá-los a lidar com a vida adulta, uma biblioteca pública dos Estados Unidos criou um curso gratuito com lições práticas sobre “como ser um adulto”.
A Biblioteca de North Bend, no estdo do Oregon, divulgou em sua página no Facebook que o curso “Adulting 101” (algo como “Introdução á vida adulta”) é destinado a jovens de 16 a 25 anos. Ele é dividido em seis módulos, e o primeiro deles já foi realizado em fins de fevereiro, ensinando como cozinhar pratos básicos. O segundo, que ocorrerá este mês, ensina a administrar a vida financeira; o terceiro, a fazer o próprio currículo e se preparar para entrevistas de emprego; o quarto, a encontrar notícias na internet e a interpretá-las, diferenciando-as das notícias falsas.
O quinto módulo ensina o jovem como fazer para sair da casa dos pais, com dica sobre como procurar um apartamento, como negociar com o proprietário do imóvel e como conviver no dia a dia com colegas de quarto. O sexto módulo é sobre tarefas em geral, como o modo correto de trocar o óleo do carro e limpar um forno. Esta última parte do curos está aberta à demanda dos participantes, que podem pedir explicações sobre quaisquer tarefas que não saibam fazer.
Diretora assistente da biblioteca, Teresa Lucas disse à imprensa local que a ideia de oferecer o curso surgiu porque a equipe viu que era necessário “dar mais recursos aos jovens para que eles possam melhorar suas vidas na nossa comunidade”.