Cotidiano

Beyoncé é processada por suposto plágio em trailer de 'Lemonade'

 RIO — Um documento que detalha várias “decisões estéticas pode colocar em xeque o aclamado álbum visual “Lemonade”, de Beyoncé. De acordo com o “Hollywood Reporter”, o cineasta independente Matthew Fulks entrou com um processo em Nova York acusando a equipe da artista de plagiar o seu curta “Palinoia”.

Fulks, que também é diretor criativo do canal de notícias WDRB, do Kentucky, defende que a produção de “Lemonade” teve acesso ao seu filme.No documento apresentado, ele afirma ter sido contatado em julho do ano passado sobre a possibilidade de dirigir um vídeo da dupla MS MR, contratada pela gravadora Columbia Records.

Como parte do procedimento, ele enviou os links de “Palinoia”, e entre os destinatários estava Bryan Younce, que trabalhou com Beyoncé no álbum homônimo da cantora, de 2013.

São citadas nove semelhanças visuais entre as imagens, somando 40 segundos do trailer de um minuto. Entre elas, o diretor especifica “graffiti e pessoas com a cabeça baixa”, “estacionamento de carros”, “pessoas em vermelho com os olhos ocultos” e até a escolha gráfica para os créditos. A ação acusa que efeitos sonoros também foram copiados.