RIO – O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou que não vai autorizar a desocupação das escolas da rede estadual se não tiver o respaldo de outros órgãos do governo. Nesta quarta-feira, a Justiça determinou o retorno das aulas nos colégios. Segundo a juíza titular da 2ª Vara da Infância e do Idoso da Capital, os alunos que participam do movimento de ocupação não poderão impedir o retorno das atividades. links crise educação
Nesta terça-feira, um dia depois da nova ocupação do prédio da secretaria de Educação, o secretário estadual de Segurança pediu uma reunião de urgência entre a Casa Civil, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a PM para a criação de um protocolo a ser adotado por autoridades de segurança em casos de ocupação de prédios públicos e, particularmente, daquelas feitas por estudantes. No mês passado, o Batalhão de Choque expulsou à força estudantes que ocupavam o prédio no Santo Cristo. Houve confusão e alunos ficaram feridos.
Nesta quarta-feira, antes da decisão da Justiça sobre o retorno das aulas, a titular da Vara da Infância e do Idoso determinou que o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, abstenha-se de qualquer ato que tenha como objetivo a desocupação do prédio da secretaria.
LEIA MAIS: