Na noite do último domingo (17), uma família procurou a Unidade Operacional da PRF em Quatro Pontes (PR), na região oeste do estado, buscando socorro a um bebê de seis dias que havia engasgado e estava em parada cardiorrespiratória.
De imediato, uma policial rodoviária federal pegou a criança nos braços e realizou uma manobra de primeiros socorros para desobstruir as vias áreas. Após a manobra, o menino voltou a respirar e eles foram encaminhados ao hospital.
Nesse caso, devido a proximidade do local, houve tempo de buscar ajuda na Unidade Operacional. Contudo, a primeira ação diante de uma criança engasgada ou afogada é acionar o socorro através dos telefones de emergência (SAMU: 192 e SIATE: 193).
Enquanto uma viatura é enviada ao local da ocorrência, socorristas irão orientar a família sobre como iniciar a manobra de desengasgo.
Buscar conhecimento e saber aplicar a manobra também é importante para todos que convivem com crianças, principalmente. Uma cartilha da USP que orienta o que fazer no caso de engasgos em bebês pode ser acessada aqui.
Fonte: PRF