FRANKFURT – O Banco Central Europeu (BCE) está pronto para fornecer liquidez em euro e outras moedas se necessário, afirmou nesta sexta-feira, depois que o Reino Unido votou por deixar a União Europeia.
?Após o resultado do referendo no Reino Unido, o Banco Central Europeu está monitorando de perto os mercados financeiros e está em contato com outros bancos centrais?, disse o BCE em comunicado. ?O BCE continuará a cumprir com suas responsabilidades para garantir a estabilidade de preços e a estabilidade financeira na zona do euro.?
O BCE também afirmou que o sistema bancário da zona do euro é “resistente em termos de capital e liquidez”.
O mercado acionário global abriu em forte queda após o Reino Unido optar por deixar a União Europeia no referendo realizado na quinta-feira, puxada principalmente pelas ações bancárias. O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, iniciou a sessão de sexta-feira com recuo de 7,7% ? a caminho da pior perda diária desde outubro de 2008, quando os mercados globais foram afetados pelo colapso do Lehman Brothers, que desencadeou a crise financeira global. Após o recuo inicial a bolsa britânica operava em queda em torno de 6,5%.
As bolsas asiáticas encerraram o pregão em queda. O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio registrou uma queda expressiva de 7,92%, enquanto o Hang Seng de Hong Kong perdeu 2,92%.