RIO – Os engarrafamentos que têm tirado a paciência de motoristas na Avenida Brasil poderão dar uma trégua na próxima segunda-feira, quando serão liberadas as tráfego quatro faixas exclusivas para ônibus, duas em cada sentido da via, entre o Trevo das Margaridas e o Caju. As faixas passarão a receber a família olímpica (delegações e carros credenciados) já no próximo dia 25. Trânsito – 08/07
? Em cada sentido, diminuímos uma faixa do tráfego geral e aumentamos de uma para duas as faixas de ônibus, priorizando o transporte público. Vai melhorar bastante o tempo de chegada nas linhas diretas ? garante o secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão, que estima um aumento de capacidade da pista central de aproximadamente 1.000 veículos/hora. ? Na Avenida Brasil, em horário de pico, 50 mil pessoas usam ônibus por hora e por sentido e 15 mil usam automóveis. Então, a prioridade é o ônibus.
De acordo com o secretário, além do aumento de capacidade, haverá uma melhora na fluidez do trânsito porque, durante as obras, ônibus e carros tiveram que trafegar juntos. A liberação das faixas começará a partir das 4h de segunda-feira. Antes das obras, havia uma única faixa compartilhada entre táxis e ônibus, em cada sentido. Agora, apenas ônibus poderão circular pelas faixas, que foram pavimentadas com concreto para receber o BRT TransBrasil (Deodoro-Centro), previsto para 2017.
De acordo com a secretaria municipal de Transportes, serão implantados ao longo da Avenida Brasil placas e faixas informativas sobre a utilização exclusiva para ônibus, bem como a velocidade máxima de 80km/h. Também serão instalados, de acordo com a secretaria, equipamentos de fiscalização eletrônica para garantir que as faixas exclusivas sejam respeitadas. Os veículos não autorizados flagrados em circulação nas faixas exclusivas estarão sujeitos à aplicação de multa grave, com perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
LEIA MAIS:
Eduardo Paes afirma que segurança não será problema na Olimpíada
Beltrame: informação sobre plano de resgate no hospital chegou incompleta
Imprensa internacional repercute resgate de traficante no Souza Aguiar
Memória: outros resgates de traficantes que já aconteceram no Rio
Uma pessoa morre após invasão de traficantes no Souza Aguiar
Bandidos invadem escola e assaltam professores e alunos na Zona Norte
Polícia identifica dois integrantes de grupo que resgatou traficante em hospital de Niterói
Criança e PM morrem em tentativa de invasão do fórum de Bangu
Médica é morta a tiros no acesso à Linha Vermelha
Atleta de tiro é baleada na cabeça após fugir de falsa blitz na Zona Norte
Beltrame: Rio vai receber menos policiais para os Jogos Olímpicos
Justiça determina internação de acusado de participar da morte de jovem em Del Castilho
Sétimo acusado de envolvimento na morte de jovem na Linha Amarela é detido
Dez crimes que chocaram o Rio de Janeiro
Acervo O GLOBO: O assassinato de jovens do Borel, na Tijuca, e a impunidade