O autor de um ataque no município de Cambé, na manhã desta segunda-feira (19), foi identificado pela Polícia Militar como sendo Marcos Vinícius da Silva Damas, de 21 anos.
De acordo com informações, ele era ex-aluno do Colégio Estadual Professora Helena Kolody. Hoje, ao chegar na instituição de ensino, Marcos teria alegado que solicitaria o seu histórico escolar.
Entretanto, ele localizou a aluna identificada pelas iniciais K.V.A, de 16 anos, e matou a estudante a tiros.
Outro estudante, L.A., de 16 anos, também foi baleado e encaminhado ao Hospital Universitário, em Londrina, mas morreu posteriormente.
Marcos foi rendido e preso dentro da escola, logo após o ataque. Ainda conforme a PM, o rapaz portava uma machadinha, uma pistola, além de um carregador e munições.
Tudo planejado
Em entrevista coletiva, o secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Teixeira, disse que o atirador planejava o ataque desde 2020, em busca de vingança por ter sofrido bullyng quando estudava no colégio Kolody. Segundo o secretário, o objetivo do atirador seria de atingir o maior número de pessoas e que não tinha vínculo com as vítimas. “O indivíduo tinha bastante lucidez dos passos que pretendia realizar no planejamento desse crime. Ele alega que foi vítima de bullyng em 2014 e, de lá para cá, vem potencializando essa raiva e toda essa mágoa”, disse o secretário.
LUTO
Assim que tomou conhecimento dos fatos, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias e lamentou profundamente o ocorrido.
As aulas no Colégio Estadual Professora Helena Kolody foram suspensas até a semana que vem. As aulas das demais escolas estaduais de Cambé também foram suspensas, mas voltam na quarta-feira.