Tupãssi – O trabalho de investigação das autoridades de saúde e da vigilância sanitária de Tupãssi e da 20ª Regional de Saúde, com sede em Toledo, resultou no surgimento de novos casos do surto de diarreia e vômito registrado nos últimos dias na cidade. De 46 casos notificados pela equipe até o fim da tarde de terça-feira no município, esse número saltou para 67. A maioria dos pacientes com sintomas de vômito, diarreia e dores abdominais são crianças.
“Após a coleta de informações com os pacientes infectados, conseguimos descobrir novos casos de pessoas que se automedicaram e não procuraram o atendimento na unidade básica de saúde ou no hospital municipal”, destacou Marcos Cardoso, do setor de Vigilância Epidemiológica da 20ª Regional de Saúde, de Toledo. “Conforme vamos fechando o cerco, o número de casos ainda tende a crescer nos próximos dias”, admitiu Cardoso.
Enquanto isso, as equipes continuam aguardando o resultado dos exames dos pacientes encaminhados para análise do Lacen (Laboratório Central do Estado). O resultado deverá ser divulgado até o início da próxima semana.