Foz – Pintura, melhorias em quadras esportivas, muros e portões, reformas em banheiros, laboratórios, serviços na rede elétrica e hidráulica. Essas foram as principais escolhas da comunidade escolar, que na última semana definiu prioridades de obras em mil escolas da rede pública estadual.
As audiências foram o passo inicial do programa Escola 1000, que será lançado oficialmente pelo governador Beto Richa no dia 27 de setembro. Cada escola receberá R$ 100 mil para fazer reparos e melhorias. A ideia era ouvir a comunidade antes, para que as obras sejam escolhidas pela população, explicou o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, avalia que as audiências públicas foram proveitosas. O envolvimento e a participação de todos no dia a dia da escola é um dos pilares da nossa atuação. E ninguém melhor que os frequentadores da escola para apontar o que é mais importante, disse Ana Seres.
Metade
Quase a metade das 2,1 mil unidades da rede pública estadual será contemplada, beneficiando diretamente cerca de meio milhão de alunos, além de movimentar o comércio local com a contratação de serviços e compra de materiais. No Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, de Foz do Iguaçu, os banheiros serão reformados. O diretor Paulo Roberto da Rocha afirma que é um investimento necessário, que incluirá troca de louças sanitárias e o piso. A quadra também ganhará pintura nova.