Cotidiano

Audi Q5L é o primeiro SUV com entre-eixos alongado

A versão alongada do SUV é voltada especificamente para o mercado chinês, tendo 88 milímetros extras para um amplo espaço no banco traseiro

Ele se estende por 4,77 metros de comprimento e oferece espaço de sobra para cinco pessoas e muita bagagem: a Audi apresenta o novo Q5L no Salão de Pequim, que terminou no último dia 4. A versão alongada do SUV de sucesso é voltada especificamente para os clientes chineses. É possível escolher entre cinco linhas de equipamentos e duas versões do motor 2.0 TFSI – o sistema de tração integral quattro é de série.

Os clientes da Audi na China tradicionalmente valorizam carros com interiores espaçosos e alto prestígio. A marca oferece atualmente três modelos com distância entre-eixos alongada nesse mercado: o A4L, o A6L e o A8L. Agora o Q5L está sendo adicionado a essa linha. Sua estreia mundial ocorreu no dia 25 de abril, abertura do Salão de Pequim, um dos eventos de automóveis mais importantes do mundo.

O Q5L é o primeiro SUV da marca em uma versão longa. Em comparação com sua base original, sua distância entre-eixos e comprimento externo foram aumentados em 88 milímetros. Com isso, o banco traseiro ganhou 110 milímetros adicionais no espaço para os joelhos. Dependendo da posição do sistema do banco traseiro, o volume do compartimento de carga permanece inalterado entre 550 e 1.550 litros.

Os compradores do Q5L podem escolher entre as linhas Vogue, Lifestyle, Design, Sports e Sports plus, dependendo do motor. Elas diferem em muitos detalhes externos e internos. Até mesmo a versão de entrada Vogue é equipada com ar-condicionado automático de três zonas e a Audi smartphone interface a bordo. Já na Lifestyle, o sistema operacional MMI navigation plus e o Audi virtual cockpit são adicionados. As linhas Design, Sports e Sports Plus incluem ainda o sistema de som 3D da Bang & Olufsen.

Os sistemas de segurança Audi pre sense basic e Audi pre sense city são de série em todas as linhas. Na Lifestyle, os faróis com a tecnologia Matrix LED estão disponíveis como opcional. Já o teto panorâmico de vidro é de série.

O coração do Q5L é um best-seller no mercado chinês: o poderoso e eficiente motor 2.0 TFSI de quatro cilindros, disponível nas versões com 190 cv ou 252 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,6 e 6,7 segundos, respectivamente. O câmbio S tronic de sete velocidades transfere a potência para o sistema de tração quattro com tecnologia ultra. No Audi drive select, o motorista pode escolher entre os modos de direção comfort, auto, dynamic, efficiency e individual. As opções de tamanhos de roda variam de 18 a 20 polegadas.

Assim como o Q5 com a distância entre-eixos padrão, a Audi produz o Q5L em uma joint venture com a FAW-VW em produção CKD na fábrica de Changchun, no norte da China. Parte dos componentes é pré-fabricada em San José Chiapa, no México. Com o novo Q5L, a Audi procura expandir ainda mais sua posição no mercado chinês de SUVs. As vendas serão iniciadas em julho no país.