Em 2010, uma nova linha de modelos da Audi fez sua estreia na forma do A1. E agora a segunda geração do compacto de sucesso acaba de sair da linha de montagem. Seu design dinâmico caracteriza o novo A1 Sportback. É o companheiro ideal no ambiente urbano e também muito adequado para viagens mais longas. Com seus sistemas de infotainment e assistência ao motorista derivados de modelos mais luxuosos, o A1 Sportback está agora fortemente conectado com o mundo digital. Novas linhas de acabamento fornecem ampla oportunidade para personalização. O carro será lançado no mercado europeu em outubro deste ano.
O A1 Sportback cresceu significativamente em comprimento – com 56 milímetros adicionais, agora mede 4,03 metros. Sua largura permaneceu quase a mesma, com 1,74 metro. A nova geração do modelo tem apenas 1,43 metro de altura. Sua ampla largura e balanços curtos resultam em um visual tenso e esportivo. A grade Singleframe e as entradas laterais de ar dominam a dianteira. Abaixo da borda do capô há três fendas planas – uma homenagem ao Sport quattro, ícone de rally da marca de 1984.
O novo A1 Sportback também enfatiza uma semelhança com os Audi Ur-quattro e Sport quattro quando visto de lado: a coluna C larga e inclinada parece “empurrar” o carro para a frente mesmo quando parado. Todas as linhas nas laterais, desde a borda da janela até a soleira, inclinam-se para cima em direção à parte traseira em forma de cunha. As rodas destacadas e a linha de ombros baixa proporcionam ao A1 Sportback um sólido posicionamento na estrada.
Com a versão S line, a Audi enfatizou ainda mais o caráter esportivo por meio de vários recursos, que incluem, por exemplo, entradas de ar maiores, frisos adicionais nas soleiras, uma fenda central alongada abaixo do capô com duas aletas e aerofólio traseiro maior. Equipada com o motor top de linha, a versão também é reconhecível por meio de seus escapamentos duplos.