LONDRES – O centro de Londres continua interditado ao redor do Parlamento, mas o clima não é de pânico, nem de desorganização, nas ruas da capital britânica. As barreiras impedem que qualquer pessoa se aproxime do local do ataque e, de longe, é possível avistar ainda um grande número de carros policiais. A estação de metrô de Westminster, uma das mais movimentadas da capital britânica, está fechada, mas outras estações estão funcionando normalmente. O reforço do policiamento foi imediato. Na Leicester Square, a 15 minutos a pé do Parlamento, onde ficam alguns dos teatros mais conhecidos da cidade, policiais armados instruíam a população a não se aproximar do local do ataque.
? Não sabemos muito sobre o que ocorreu porque nesse país a polícia não dá muita informação quando algo assim acontece, mas vimos muita movimentação de policiais e ambulâncias e já sabíamos que houve algo de muito ruim ? disse Pietro Cecchini, vendedor de um café que costuma ficar lotado todas as tardes e estava deserto às 17h, poucas horas depois do incidente.
A Trafalgar Square, no coração de Londres, em geral sempre tomada por turistas de todas as partes do mundo, também estava vazia, com vários trechos interditados. A Avenida Whitehall, principal via de acesso ao Parlamento, onde ficam vários prédios oficiais, parecia uma rua fantasma, embora o comércio não tenha fechado as portas. Apenas jornalistas e policiais se mantém perto das barreiras. Um casal de turistas ingleses que chegou à região sem saber o que havia acontecido, foi pego de surpresa pela ponte de Westminster fechada. Eles pretendiam cruzar a ponte para ver o Parlamento de perto, como costumam fazer os visitantes fascinados por um dos símbolos mais icônicos de Londres.
? Se tivéssemos chegado uma hora antes, talvez tivéssemos visto tudo acontecer ? disse o turista, que pretendia continuar ali, esperando o local ser aberto.
Apesar do susto e dos passos apressados dos pedestres para se afastar de Whitehall, a sensação, no final da tarde, era de que a polícia tinha o controle da situação, apesar das informações ainda desencontradas.