Cotidiano

Ataque foi um ato de terror e ódio, diz Obama

Em um pronunciamento na Casa Branca, o presidente Barack Obama afirmou que o ataque à boate Pulse, em Orlando, foi um ?ato de terror e ódio?. Segundo Obama, o FBI ainda está investigando quais foram as motivações do autor do atentado, Omar Mateen, e se ele teria ligação com organizações terroristas.

? Este é um dia especialmente doloroso para todos os nossos amigos e colegas americanos que são gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais ? afirmou.

Segundo ele, o ataque mirou mais do que uma boate, e sim um local em que ?as pessoas vão dançar e viver? e ?um lugar de solidariedade e de capacitação?, onde as pessoas falam com sua consciência e ?defendem seus direitos civis?.

Obama revelou que este é o mais letal ataque a tiros da História dos EUA. Também elogiou a ação da polícia de Orlando, que conseguiu evitar mais mortes, e ofereceu apoio ao prefeito da cidade, Buddy Dyer.

O massacre, disse, é um ?lembrete de que os ataques a qualquer americano, independentemente de raça, etnia, religião ou orientação sexual, são um ataque contra todos nós?.