RIO – O francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), está chegando ao fim de uma missão de seis meses na estação espacial internacional ? com início em novembro de 2016 e fim previsto para maio de 2017. No entanto, um pouco de sua experiência está sendo compartilhada com aqueles que ficaram na Terra, em redes sociais onde compartilha imagens incríves da jornada.
Muitas delas são fotos de pontos famosos do planeta, como o vulcão Etna, na Itália, e o Mar Morto, na Jordânia. Outras não apresentam nenhum cartão postal em especial, mas compõem imagens impressionantes, como fragmentos em meio à neve na Rússia e a divisão entre areia e pedras no Sudão. Pesquet tem contas ativas no Twitter, Facebook, Flickr e Instagram.
Pesquet compartilha também um pouco de seu cotidiano na estação espacial nas redes sociais, e observações científicas em um blog no site da ESA.
Confira abaixo algumas fotos capturadas pelo astronauta.
1. Oi, Brasil!
O astronauta capturou parte do litoral do Rio Grande do Norte: “Oi Brasil! Você tem um litoral lindo, e esta boca de rio de vitrais prendeu os meus olhos”.
2. Mosaico de gelo na Chechênia
“Nós podemos ir do Saara ao Cáucaso na mesma órbita em nada mais que dois minutos”, escreveu Pesquet.
3. Ilha de texturas
Foto mostra nuances na Ilha de Noirmoutier, pertencente à França, em meio ao Oceano Atlântico.
4. Cores quentes
A erosão pelo vento fez desenhos no deserto do Saara.
5. Desenho de luz
Fotografia captura o vulcão Mauna-Loa, no Havaí, em erupção. “Você já olhou diretamente para um volcão ativo… a partir do espaço?”, pergunta Pesquet.