Cotidiano

Associativismo: Caciopar comemora 41 anos

A Caciopar foi criada em 3 de abril de 1976 a partir de uma reunião com os presidentes das únicas seis associações comerciais da época

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná comemora seus 41 anos de fundação na segunda-feira, 3 de abril. Um dos braços da Faciap, uma das maiores federações empresariais do País, a Caciopar representa 46 associações da região e atua na defesa de temas importantes à classe produtiva e da comunidade.

A Caciopar foi criada em 3 de abril de 1976 a partir de uma reunião com os presidentes das únicas seis associações comerciais da época. O encontro aconteceu na Acic, em Cascavel, que então era presidida pelo empresário Hylo Bresolin, que foi eleito o primeiro presidente daquela composição inédita no Estado e que teria por missão harmonizar e ampliar as defesas dos empresários de uma região inteira.

A Coordenadoria é responsável, ao longo dessas mais de quatro décadas, a trabalhar pela defesa de ações e de projetos macros, que contemplem interesses dos empresários, do setor produtivo e do desenvolvimento estrutural de uma região formada por 1,3 milhão de habitantes. “O papel da Caciopar é o de unificar bandeiras e, a partir de estratégias cuidadosamente elaboradas, buscar formas de contemplar anseios de todo o Oeste”, diz o atual presidente, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.

Diversas foram as defesas que, nesses 41 anos, contaram com a representatividade da Caciopar. Entre elas estão obras de pavimentação e duplicação de rodovias, instalação de uma universidade pública, construção da Ferroeste e Ponte de Guaíra e encaminhamentos de demandas por incentivos à implantação de empresas. E as demandas mais recentes, além das duplicações da 277, da 163 e de tantas outras, são as reformas trabalhista, política, previdenciária, administrativa e fiscal.