Cotidiano

As melhores dicas de viagem que você precisa saber

KLM.jpg

RIO – Viajar é uma das atividades mais prazerosas que existem, mas organizar uma viagem pode ser bastante estressante e, viagens sem planejamento, aumentar os custos de um trajeto, principalmente para quem não está acostumado. A revista Condé Nast Traveler organizou uma série de dicas que irão facilitar e baratear sua próxima partida.

BVDicasaereas

Uma delas é escolher bem quando adquirir a passagem aérea, para conseguir melhores preços. Neste caso, diz a publicação, não é possível ser muito preciso, mas um estudo recente do site Expedia com a organização Airlines Reporting Corporation, que analisou 10 bilhões de viagens entre outubro de 2014 e outubro de 2015, chegou a conclusão de que fins de semana são o melhor momento para conseguir tarifas mais em conta.

Sites de buscas são importantes

Onde comprar também poderá definir o custo da sua viagem. Há diversos sites de buscas online que comparam os preços entre as companhias aéreas, como o The Flight Deal, o Fareness, o Airfarewatchdog, o Skyscanner. E eles são os grandes aliados do viajante, afirma a publicação.

Já se a ideia for fazer um cruzeiro, o melhor dia para compra é quinta-feira, quando os preços chegam a ficar 17% mais baratos, segundo estudo da cruisewatch.com.

Chegando no destino, é comum que turistas enfrentem dificuldades com o idioma e a localização. Alguns aplicativos são recomendados pela revista nestes casos, como o GateGuru, que envia aos usuários informações sobre trânsito para o aeroporto, qual a porta de embarque e de check-in, além de atrasos e amenidades em cada aeroporto.

Outro aplicativo recomendado é o ROME2Rio, que mostra o melhor caminho entre qualquer ponto de partida ao destino. O aplicativa indica exatamente como chegar do Ponto A ao Ponto B o mais rápido e economicamente possível, seja de trem, avião, ônibus, bicicleta, a pé…

O TripIt, um organizador de viagens, e os aplicativos do Google – como o Translate, para traduzir e o Maps, para se guiar, também são recomendados. O Waze é bom para quem viaja de carro – mas vale lembrar que o aplicativo escolhe o caminho mais rápido e, em algumas cidades, pode ser um caminho perigoso. Aplicativos de hospedagem, como do Airbnb, e de companhias aéreas, também são boas recomendações.