Cotidiano

Argentina pede entrada na OCDE em carta à organização

2013 584614139-SWITZERLAND-DAVOS-ECONOMY-MEET_20130128.jpgBUENOS AIRES ? A Argentina expressou em uma carta seu desejo de entrar na Organização para Desenvolvimento e Cooperação Econômica (OCDE), anunciou nexta sexta-feira o secretário-geral da organização, Ángel Gurria.

?O que diz a carta é: ?Se os senhores estão discutindo o tema da filiação (de outros países ao órgão), quero que saibam que a nossa (solicitação) está aqui?. É uma forma muito prática e prudente, que foi apoiada por Chile, México e vários outros países europeus?, disse Gurria, ao precisar o mecanismo de ingresso.

A OCDE, um grupo de 35 países democráticos com economias abertas ? e, na maioria, ricas, conta com dois latino-americanos: Chile e México. Outros dois vizinhos, Colômbia e Costa Rica, iniciaram um processo de admissão no órgão, um plano que Bogotá espera concretizar em 2017.

O Peru se encontra na fase ?Programa País?, etapa prévia ao processo de ingresso, que Lima calcula concluir em 2021.

?Há um procedimento. Uma vez que um país solicita o acesso, os membros analisam se esse país pode ser considerado candidato. Uma vez que esse processo termina e os países efetivamente concordam, se inicia a fase do ?mapa de rota??, explicou o secretário sobre o guia de rumos com que o novo membro deve se comprometer.

O secretário considera o processo importante para ?ver qual será a geometria da OCDE no futuro?.