RIO – Um dia antes de ir ao ar na TV, o último episódio da quarta temporada de “Sherlock”, série estrelada por Benedict Cumberbatch, vazou na internet. Os responsáveis foram hackers russos, que divulgaram uma cópia ilegal do episódio na rede.
Apesar dos produtores da série pedirem aos fãs que não assistissem ao episódio antes de ir ao ar – e nem de divulgarem spoilers -, muitos acabaram não colaborando. Com isso, a série registrou sua pior audiência desde sua estreia.
De acordo com a BBC, “apenas” 5,9 milhões de espectadores assistiram ao episódio, uma marca inédita, considerando que foi a primeira vez que um episódio final da série ficou abaixo de 7 milhões. Vale ressaltar, no entanto, que os números representam apenas o público que acompanhou a transmissão na televisão no domingo, quando o episódio foi transmitido oficialmente.
Após o vazamento de “The final problem”, a BBC iniciou uma investigação atrás dos hackers responsáveis. O que se descobriu foi que, ao fim do episódio, há um pequeno comercial, que identifica a transmissão feita pela emissora estatal russa Channel One.