Cotidiano

Após sete anos de disputa judicial, sarcófago será devolvido à Turquia

Switzerland_Turkey_Ancient_Coffin_40294.jpg RIO- Um sarcófago da era romana que mostra as 12 proezas de Hércules será devolvido à Turquia. A medida põe fim a uma disputa judicial de quase sete anos pelo artefato que apareceu misteriosamente há anos em um armazém em Genebra, na Suíça. história

A restituição do objeto foi trava durante meses pela empresa Inanna Art Services, uma importadora privada de bens culturais que tinha posse legal do féretro. O sarcófago, feito de mármore, pesa três toneladas. Há duas semanas, no entanto, a importadora decidiu contribuiar com a devolução e desistir das ações na corte suíça.

Segundo o advogado da empresa, Didier Bottge, agora o caso está encerrado. Inanna Art Services havia entrado com recurso contra uma decisão de setembro de 2015 da Procuradoria de Genebra determinando a devolução do artefato.

Com a resolução do entrave, espera-se que o envio do objeto à Turquia seja feito nos próximos meses. De acordo com pessoas da área, o sarcófago, que mostra cenas de Hércules estrangulando o Leão de Nemea e matando a Hidra, é um dos doze objetos do tipo existentes no mundo. Suas origens remontam à cidade romana de Dolimeion, na atual província de Antália, na Turquia.

A resolução do problema representa uma cooperação exitosa entre Turquia e Suíça em um momento de tensão entre esses países, motivada pela investigação de violação de leis durante protestos na turquia e acusações de espionagens por parte de pessoas vinculadas á nação turca.