RIO ? Apesar de declarar que não há informações sobre brasileiros entre as vítimas do ataque à boate gay Pulse, na Flórida, o Consulado-Geral do Brasil em Miami informou, em sua conta no Facebook, que se encontra em ?regime de plantão? e “acompanha atentamente os fatos em Orlando”. A representação diplomática também divulgou, por meio da rede social, um contato telefônico de emergência: (305) 801-6201.
Em nota enviada à imprensa, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil ressaltou que não houve ainda qualquer notificação sobre vítimas do país no massacre ocorrido na madrugada de domingo.
“O governo brasileiro recebeu com profunda consternação e indignação a notícia do ataque a casa noturna em Orlando, Flórida, que provocou a morte de mais de 50 pessoas, e deixou dezenas de feridos. O Consulado-Geral do Brasil em Miami está em estreito contato com as autoridades locais e com a comunidade brasileira em Orlando. Até o momento, não há notícia de brasileiros entre as pessoas vitimadas pelo ataque. Ao transmitir sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo norte-americanos, o governo brasileiro reafirma seu mais firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo. Nenhuma motivação, nenhum argumento justifica o recurso a semelhante barbárie assassina”, diz o texto.
Um atirador deixou cerca de 50 mortos, após abrir fogo dentro da boate voltada ao público LGBT e com temática latina. O autor morreu durante uma troca de tiros com a polícia e mais de 50 feridos foram levados ao hospital.
O FBI classificou o ataque como “um ato de terrorismo” e informou que há suspeitas de que seu suposto autor, Omar Mateen, tinha “tendências” de relação com o Islã radical. O pai de Mateen contou à TV NBC ter presenciado comportamentos de repúdio do rapaz diante de casais homossexuais.