Cotidiano

Apontadas como prioridades dos cariocas, saúde e educação dominam propaganda de candidados do Rio no rádio

RIO ? No rádio, temas sensíveis ao eleitorado, especialmente saúde e educação, dominaram o primeiro dia de propaganda eleitoral dos candidatos a prefeitura do Rio, na manhã desta sexta-feira. Pesquisa Ibope divulgada esta semana aponta que estas áreas, assim como segurança pública e transporte coletivo, são aquelas em a população da cidade diz enfrentar os maiores problemas. Foram justamente estes os pontos levantados pelos principais candidatos.

Eleições Rio

Líder nas últimas pesquisas de intenções de voto, Marcelo Crivella (PRB) citou o sucesso da Olimpíada do Rio, mas também aproveitou para fazer críticas à gestão de Eduardo Paes, que, segundo ele, priorizou os Jogos e esqueceu dos serviços públicos. ?Hospitais não tem como tinha para os atletas. Os BRTs não funcionam como funcionaram para eles?, afirmou, também citando a segurança pública.

Com a provação ?O que dá pra fazer em poucos segundos??, Marcelo Freixo (PSOL) explorou o pouco tempo disponível no rádio para para anunciar que fará melhorias, se eleito, nas áreas da saúde e educação. Jandira Feghali, do PCdoB, ressaltou propostas para a área de transporte, como a adoção do passe livre.

O candidato tucano Carlos Osorio também focou na saúde, com a proposta de fomentar o tratamento especializado na cidade. Pedro Paulo (PMDB), por sua vez, usou o tempo de propaganda para falar sobre sua trajetória e legados da gestão de Paes. O peemedebista citou as escolas do amanhã, o bilhete único e o sistema de BRTs. Também afirmou que a prefeitura ?colocou as contas em dia?, mas deixou claro que ?não está satisfeito? e que pretende construir escolas em horário integral e clínicas especializadas.

Este ano, em razão da reforma eleitoral, a propaganda será mais curta. O período foi reduzido de 45 para 35 dias, terminando no dia 29 de setembro.