Durante o mês de fevereiro, os chamados no aplicativo 156 Foz registraram um aumento de 85% com relação a janeiro – foram 758 ante a 408 no período anterior. Houve também um salto no número de usuários: de 4.600 para 6.020, até o momento.
Segundo o coordenador do serviço, Marcelo Penayo, o aumento se deve à divulgação do aplicativo que facilita a solicitação de demandas dos serviços da prefeitura. “São serviços de secretarias e autarquias que podem ser resolvidos a um toque”, diz.
Com 296 chamados, a Secretaria de Fazenda registrou o maior número de demandas acionadas, em serviços relacionados à IPTU, fiscalização ambiental, alvarás, fiscalização de posturas e obras. A Secretaria de Meio Ambiente vem em seguida com 150 chamados para o atendimento a solicitações envolvendo limpeza pública e Coleta Seletiva.
Na sequência, a Secretaria de Obras com 90 chamados, principalmente para iluminação pública e pavimentação; Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com 71, sendo 28 relacionados à dengue; o Foztrans, com 45, e o Plantão Coronavírus, que recebeu 33 chamados.
Mais de 80% das solicitações já estão finalizadas ou em processo de atendimento. Os chamados recebidos pela Central são encaminhados em até 24h para as secretarias responsáveis e todo o processo de respostas pode ser acompanhado em tempo real pelo aplicativo.
Novos serviços
Ainda em fevereiro, o 156 Foz recebeu cerca de 30 novos serviços das áreas de Meio Ambiente e do Foztrans. Para março, a expectativa é incluir mais 38 serviços da Vigilância Sanitária.
156 Foz
O aplicativo 156 Foz o aplicativo está disponível para Android e IOS, basta fazer o download e um rápido cadastro. Por telefone, é só discar 156. “O sistema foi montado pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação em 2019, para acelerar o atendimento à população e trazer mais transparência na prestação de serviços”, afirma o secretário municipal de Transparência e Governança, José Elias Castro Gomes.