Cotidiano

Apenas dois estados alcançam metas do Ideb para ensino médio

RIO – Apenas dois estados brasileiros alcançaram as metas estabelecidas de aprendizado para o ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta quinta-feira. Segundo o maior indicador da educação básica no país, somente Amazonas e Pernambuco atingiram seus objetivos para esse segmento da formação escolar, considerando a avaliação das redes pública e privada. Enquanto isso, 25 unidades da federação, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul, foram reprovadas.

O índice divulgado se baseia em dados de 2015. O ensino médio do Rio de Janeiro ficou estagnado em relação à última avaliação, realizada em 2013 e divulgada em 2014. O estado fluminense manteve os mesmos 4 pontos de dois anos antes, ficando abaixo da meta estipulada de 4,2 pontos. Esta pontuação leva em conta as redes pública e privada. Se consideramos apenas a análise da rede estadual, a situação permanece a mesma: o Rio manteve os 3,6 pontos de 2013, abaixo da meta de 3,7.

São Paulo aumentou sua média de 4,1 para 4,2, mas ficou abaixo de seu objetivo, de 4,5 pontos. Em Minas Gerais, houve piora na situação. A nota do ensino médio no estado caiu de 3,8 para 3,7, deixando uma diferença grande para o objetivo pré-determinado, de 4,7. A maior queda de pontuação para esse segmento do ensino foi observada no Rio Grande do Sul, que caiu de 3,9 para 3,6 pontos, muito abaixo da meta de 4,6 pontos estabelecida para 2015, quando os dados foram coletados.

Criado em 2007, o índice, que considera o rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho dos alunos em testes padronizados de português e matemática, divulga três pontuações: Uma para os primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), outra para os últimos anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e uma terceira, para o ensino medio.

Graças ao Ideb, é possível avaliar a situação do ensino nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Em relação ao Ideb de 2013, divulgado em 2014, houve uma pequena melhora no quadro nacional, já que, naquele ano, o segundo segmento do ensino fundamental não atingiu a meta para 2013.