RIO – Dar mais cor e modernidade aos ambientes desse dúplex de 700m² em São Conrado foram os pedidos dos moradores aos arquitetos André Piva e Vanessa Borges. A reforma teve intervenções pontuais mas nada de quebra-quebra.
? O apartamento é de dois andares, porque integra dois pisos, mas não é uma cobertura. Eles queriam que tivesse cara de casa, então a maior mudança foi na integração da varanda ao resto da área social. Fechamos tudo com vidro, unificando o piso, que está revestido de travertino ? explica André Piva.
O living, ampliado, tem agora vários ambientes de convivência, a maioria com móveis da Etel e do Arquivo Contemporâneo, com várias obras de arte, inclusive uma escultura de Krajcberg. Mas um dos destaques do decór é a luminária da sala de jantar, de Ingo Maurer, chamada ?Lacrima del pescatore?, uma espécie de rede com pequenos cristais. Uma parte da sala de TV deu lugar ao escritório, contíguo à sala de jantar, com portas de venezianas para dar mais privacidade.
No pavimento superior do apartamento ficam os quartos, que foram renovados, especialmente os dos filhos. Há uma sala de ginástica estrategicamente separada do quarto principal por um biombo de madeira. Nesse andar, a varanda foi mantida para deixar a brisa do mar entrar livremente.
? A decoração era infantil demais, e eles já estão mais crescidos. O piso é de tábua corrida, para dar mais conforto. E um detalhe interessante é que troquei todas as esquadrias, que agora são de madeira. Na varanda optamos por chaises para apreciar a vista ? contam os arquitetos, que acreditam que o projeto de iluminação trouxe um estilo contemporâneo aos ambientes.