DENVER, EUA – Por décadas, um trem serpenteava pelas Montanas Rochosas, a oeste de Denver, atravessando 29 túneis e atravessando a Divisória Continental da América do Norte antes de deixar esquiadores na base de Winter Park Resort, a mais de 2.700 metros uma altitude. Problemas com custos de seguradoras resultaram na suspensão do serviço em 2009, mas agora – com uma ajuda da Amtrak (a rede ferroviária estatal dos EUA) – o trem do esqui vai voltar aos trilhos.
O retorno do Winter Park Express marca um dos mais aguardados acontecimentos para os esquiadores no Colorado em anos, segundo os administradores da estação de inverno, que dizem que a novidade já atrai interessados no exterior. Segundo Steve Hurlbert, porta-voz da estação de esqui, turistas da Austrália e do Reino Unido já mostraram interesse pela retomada de operações do trem, que deverá reiniciar seu serviço de transporte de passageiros em 7 de janeiro de 2017.
– Você não precisa se preocupar com o tráfego. Nem com o clima. Apenas sente e aprecie a vista. É realmente uma forma relaxante de chegar às montanhas – disse.
Alimentado por dois motores diesel-elétricos de 4.250hp, o trem tem embarque na histórica e recentemente renovada Union Station de Denver rumo a cerca de cem quilômetros e uma subida de cerca d e1.130 metros de altitude em meio às montanhas nevadas do Colorado. Deixa os passageiros a cem metros dos meios de acesso às pistas, depois de atravessar os quase dez quilômetros do Túnel Moffat, que foi concluído em 1928 e tem o crédito de ter aberto Denver ao comércio pela região.
O novo serviço terá carros double-decker da Amtrak, que foram projetados para correr longas distâncias e oferecem mais espaço aos passageiros que os vagões tradicionais. A composição tem capacidade para mais de 500 passageiros e pode ser redimensionada conforme a demanda. Mas reduzí-lo talvez não seja a questão. Hurlbert disse que os bilhetes vendidos para os testes feitos no serviço em março de 2015 foram vendidos em 14 horas:
– Sabíamos que havia uma grande demanda para trazer esse trem de volta, e isso realmente mostrou à Amtrak que essa demanda é substancial.
Até agora, Amtrak vendeu mais bilhetes que o esperado para o trem, para esquiadores e praticantes de snowboard motivados em grande parte pela esperança de evitar a vagarosa viagem de carro pelas curvas da Interstate 70.
A composição, que divide os trilhos com o California Zephyr, da Amtrak, que liga Chicago a São Francisco, foi uma atração desde que começou a funcioar em 1940, o mesmo ano que a estação de esqui abriu. Depois que o serviço foi descontinuado por alguns anos durante a Segunda Guerra Mundial, voltou a funcionar nas temporadas de inverno, entre 1947 e 2009, quando o proprietário e investidor bilionário Philip Anschutz encerrou a linha.
– O custo se tornou proibitivo porque as taxas de seguro subiram. Chegamos a achar que nunca seria possível retomar – contou Hurlbert.
Marc Magliari, porta-voz da Amtrak, disse que os funcionários baseados em Denver propuseram a volta do trem do esqui alguns anos atrás, e em seguida começaram as negociações com Winter Park Resort e a Union Pacific, proprietária dos trilhos.
O resultado é que “a ideia que surgiu dos funcionário tinha fundamento”, disse Magliari:
– Temos o equipamento disponível. Temos um anfitrião receptivo na Union Pacific e um grande parceiro no Winter Park.
CONEXÃO COM AEROPORTO SEGUE MODELO EUROPEU
Uma peça fundamental se encaixou nste quebra-cabeças quando um aporte de US$ 3,5 milhões viabilizou a instalação de uma plataforma aquecida, projetada para acomodar atletas do National Sports Center for the Disabled, que é sediado no resort. As contribuições vieram do resort, da administração municipal de Denver, da cidade de Winter Park, do Departamento de Transportes do Colorado e da Associação de Passageiros Ferroviários do Colorado.
Também vai contribuir para o fluxo de passageiros do trem do esqui a conclusão recente de uma linha de trem entre o Aeroporto Internaciontal de Denver e a Union Station, facilitando as conexões para que tem o centro de inverno como destino final.
– Este é o único serviço do gênero nos Estados Unidos. É o único lugar onde você pode ir do aeroporto às montanhas de trem. É um modelo bem europeu. É isso o que o faz tão emocionante. Tem um escopo tão amplo. Realmente abre o estado a muitos viajantes internacioanais – disse Hurlbert.
SERVIÇO
WINTER PARK EXPRESS. O trem Amtrak sai de Denver para Winter Park, no Colorado. Viagens de ida e volta aos sábados e domingos, entre 7 de janeior e 26 de março de 2017. Os bilhetes para adultos custam desde US$ 39 (cada trecho) e já estão à venda. Os trens partem da Union Station em Denver às 7h (horário da montanha), com previsão de chegada às 9h. A composição deixa o resort às 16h30m, com horário de chegada a Denver previsto para 18h40m. Outras informações e vendas no site da Amtrak.