BERLIM – O ministro alemão da Economia, Wolfgang Schäuble, alertou nesta sexta-feira que o Reino Unido terá que sair do mercado único europeu se deixar a União Europeia (UE), contrariamente ao que argumentam alguns defensores do ?Brexit? (?Britain?, Grã Bretanha + ?exit?, saída). O aviso de Schauble é feito a menos de duas semanas do referendo de 23 de junho, e em meio a pesquisas que dão uma vantagem apertada aos partidários da permanência na UE.
? Dentro é dentro, fora significa fora ? afirmou Schäuble em uma entrevista concedida ao semanário alemão ?Der Spiegel?. ? Se o ‘sim’ ganhar, o Reino Unido deverá acatar as regras de um clube do qual quer sair ? acrescentou, descartando que o país possa se beneficiar do mesmo estatuto que Noruega e Suíça, que não são membros da UE, mas têm acesso à zona europeia de livre circulação de bens e pessoas.
Um dos líderes da campanha ?Brexit? , Nigel Farage, disse por exemplo que “Noruega, Suíça e Islândia são felizes”:
? Esses países têm seus próprios acordos, para manter o tipo de relação comercial que querem.
O ministro alemão disse que teme que o Brexit provoque movimentos centrífugos em outros países.
? Não se pode excluir (a possibilidade de saída de outros países). Como reagiria, por exemplo, Holanda, tradicionalmente muito unida ao Reino Unido? ? questionou o ministro.
Um estudo recente apontou que o PIB holandês perderia ? 10 bilhões até 2030 se o Reino Unido abandonar a UE. Se o ?Brexit? se tornar realidade, a UE “não poderá responder propondo simplesmente mais integração para os membros restantes”, advertiu Schauble.
? Seria muito torpe, muita gente teria direito de perguntar se os políticos compreenderam algo ? estimou.
Em caso de resultado apertado pela permanência na UE, isso será tomado “como uma advertência e um sinal de alarme”, reconheceu o ministro.
? Meus colegas da zona do euro e eu nos preparamos para todos os cenários possíveis ? acrescentou.