Equipes do Território Cidadão iniciaram esta semana a implantação do Programa Agricultura Urbana no interior da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, no Bairro Interlagos, zona norte de Cascavel, por meio de parceria entre o Rotary e a APPS (Associação de Pais, Professores e Servidores).
O local já recebeu o preparo dos 700 metros quadrados de terra, com a aplicação de adubo e calcário para correção. O canteiro e o plantio das mudas e sementes serão feitos assim que chover.
"Como a terra está muito seca, não adianta plantar agora. Chovendo, com a terra molhada, fica mais fácil o manuseio e a germinação das sementes”, explicou o técnico agrícola Patrick Tristacci, responsável pelo programa. Também com a ajuda do parceiro desta horta urbana foi feita a cerca com uso de palets.
Com essa horta já são 31 em Cascavel por meio do Programa de Agricultura Urbana, por meio do qual o Município limpa os imóveis, prepara a terra, faz os canteiros, aduba, fornece as primeiras mudas e sementes e assistência técnica e, a partir do segundo plantio, a comunidade, por meio da associação de moradores, assume os cuidados e a aquisição das sementes e mudas.
Foto: SECOM
leg.;
Espera agora é pela chuva, para concluir o plantio
Resultados na mesa
Na Escola Francisco Vaz de Lima, que pertence ao Território Cidadão II, pelo menos 1.030 alunos serão beneficiados com a horta, cujos frutos irão abastecer a cozinha da escola e o banco de alimentos.
No local há uma cisterna com capacidade para armazenar 10 mil litros de água da chuva, que será usada na irrigação dos canteiros.
“O sistema de irrigação será feito por gotejamento”, completou o técnico agrícola Patrick Tristacci, lembrando que também já foram preparados os canteiros onde serão plantadas ervas medicinais e aromáticas.
janela:
Programa já conta com 31 hortas em Cascavel