Cotidiano

Agora é a tua vez! Jonas te conta como e por que

Sabe aquelas histórias de deixar o conforto da casa dos pais e uma promissora carreira profissional para fazer voluntariado na África? Quem nunca se imaginou fazendo isso, ou se perguntando como alguém pode fazer isso, agora pode conhecer uma dessas histórias baseada em fatos reais. 

Recém-formado farmacêutico, aos 25 anos de idade Jonas Karsmirczak cruzou o Atlântico e foi parar no interior do interior do terceiro país mais pobre do mundo. Na pequena vila chamada Chikwawa, no Malawi.

Hoje com 29 anos, Jonas se mudou de Itaipulândia para Toledo e retomou a profissão, pela qual viaja o mundo a trabalho. Mas não deixa de compartilhar sua experiência, contar o que viu e viveu, e motivar as pessoas a não abandonarem seus sonhos.

Depois de vencer os inúmeros “senão” e decidir embarcar para essa missão, Jonas se cadastrou em uma ONG (Organização Não Governamental) nos Estados Unidos, onde aprendeu sobre trabalho humanitário. “Tínhamos de arrecadar US$ 54 mil em 45 dias em nove pessoas para financiar o trabalho na África. Este foi um grande desafio. Tive que pôr orgulho e vaidade no bolso e ir para frente de supermercados, lojas, para pedir dinheiro. Com muito trabalho, mesmo passando bastante frio, arrecadamos vários nãos mas também doações desde 10 centavos até cheques de 500 dólares. E cumprimos a meta”.

Nos Estados Unidos, Jonas aprendeu sobre agricultura familiar. A missão era ensinar mais de 5,2 mil mulheres a extrair o máximo proveito da terra, e para isso teriam de levar conceitos sobre rotação de cultura e fertilização da terra.

E então chegou ao Malawi, na África Oriental, na fronteira com Moçambique, Zâmbia e Tanzânia. Lugar onde a expectativa de vida para as mulheres é de 43 anos e para os homens, 37 anos.

Lá, ele colecionou lições preciosas e mudou a vida de muita gente. Com seu sorriso espontâneo e um coração que talvez nem sabia possuir, Jonas levou muito mais que empoderamento às mulheres e melhores condições de vidas às mais de 5 mil famílias. 

Paralelo à missão da ONG, ele tomou frente e ajudou na reforma e na construção de sete pré-escolas, transformando paredes precárias em prédios bem estruturados, e cavou buracos para construir (e ensinar a construir) banheiros, dando uma folga para as “moitinhas”.

Além de garantir educação a centenas de crianças, fez renascer sonhos de moradores mais antigos, que foram para as salas de aulas ensinar o que sabiam, dentre eles um sábio cego, que perdeu a visão ainda criança por falta de vitamina A mas que sempre sonhou em ser professor.

De volta ao Brasil

Para ajudar a disseminar sua experiência e incentivar outros a não esquecerem dos seus sonhos, Jonas lançou o livro “Agora é a tua vez!”, no qual conta, com seu jeito encantador de ser, boa parte do que viveu e aprendeu.
“Um dos meus objetivos é tocar o coração de cada pessoa com uma mudança positiva, seja no trabalho, na escola, na faculdade”.

Como falar com Jonas
(45) 9812-0705/ [email protected]