Cotidiano

Aeroporto “Regional” de Cascavel socorreu voos que não desceram em Foz

Aeroporto “Regional” de Cascavel socorreu voos que não desceram em Foz

Cascavel – Há anos o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu acabou sendo a rota alternativa para voos com destino à Cascavel que conseguiam pousar na pista cascavelense por uma série de fatores, principalmente por causa dos ventos fortes ou outras situações provocadas pelo clima. Mas, na noite de terça-feira (10), a situação acabou se invertendo e três voos que tinha destino a fronteira acabaram tendo que pousar na Capital do Oeste.

De acordo com a assessoria de imprensa do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o problema foi no sistema de balizamento noturno, ou seja, na iluminação de pista, que apresentou problemas técnicos. Durante toda a quarta-feira (11) a equipe técnica do aeroporto esteve trabalhando no restabelecimento do sistema. Além dos três voos remanejados para Cascavel, outros 10 tiveram que ir para outras cidades devido ao ocorrido.

Como o problema foi uma pane no sistema de iluminação, os pilotos não conseguiam fazer as manobras e, por isso, tiveram que desviar o pouso, problema que fica evidenciado no período noturno, não trazendo complicações para os voos no período diurno. Na manhã de ontem, por exemplo, todos os voos pousaram normalmente na fronteira.

De acordo com o gestor do Aeroporto, Willian Rafael da Cruz, assim que souberam do problema em Foz, eles foram solicitados pelas companhias aéreas e atenderam a descida das aeronaves, uma vinha da cidade de Navegantes (SC) e duas outras de Campinas, estado de São Paulo. Assim que desembarcaram os passageiros foram levados para Foz do Iguaçu por transportadores contratados pelas empresas aéreas.

Aeroporto Regional

O Terminal de Passageiros de Cascavel teve agora, de forma oficial, a mudança do nome, passando a ser denominado Aeroporto Regional do Oeste do Paraná – Coronel Adalberto Mendes, conforme a baliza do Departamento de Controle Aéreo e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Essa mudança já consta nos documentos oficiais da aviação brasileira e passou a vigorar neste ano de 2023.

No ano passado a cidade já tinha sido reconhecida com o título do melhor aeroporto regional do Brasil, título dado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Segundo a Prefeitura, para garantir a segurança dos passageiros, já foram publicadas novas cartas de aeródromo, chamadas Carta ADC e Carta PDC, destinadas à orientação de pilotos para melhor movimentações das aeronaves no solo aumentando o nível de segurança operacional do aeroporto, que é uma espécie de guia para os pilotos.
Foram publicados ainda novos parâmetros operacionais para os procedimentos aeronáuticos RNAV e RNP, que orientam as operações de pouso por instrumento. Dessa forma, quando o tempo estiver chuvoso ou mais nebuloso será possível fazer o pouso por instrumento. “Com a obra que fizemos na pista de pouso e decolagem foi possível a otimização dos parâmetros operacionais de aproximação para pouso, assim o piloto consegue se aproximar mais da pista em condições de baixa visibilidade para decidir se pousará ou não, mantendo sempre níveis elevados de segurança do voo” explicou Willian.

Investimentos

O aeroporto recebeu cerca de R$ 50 milhões de investimentos para completa transformação da estrutura aeroportuária. Os dados mostram que em 2022 mais de 282 mil passageiros utilizaram o aeroporto, resultado 63% maior que todo o ano de 2021, quando mais de 175 mil passageiros embarcaram por Cascavel. Em 2022, o aeroporto superou em 17% o número de passageiros no período pré-pandemia, quando 241 mil pessoas passaram pelo terminal.

Atualmente, Cascavel tem oito voos ativos operados pelas companhias Gol, Latam e Azul. Os já tradicionais destinos para Curitiba, Campinas e Guarulhos, além dos novos destinos diretos para o nordeste para as cidades de Porto Seguro, na Bahia, e Maceió, estado de Alagoas.