RIO – Enquanto muita gente ainda encontra dificuldade para colocar o passaporte nos leitores digitais do aeroporto do Galeão, na Holanda já começou a ser testada uma tecnologia que permite embarque apenas com reconhecimento facial do passageiro. É o chamado “embarque biométrico”.
O sistema, desenvolvido em parceria entre o aeroporto de Schiphol (que atende a região de Amsterdã) e a companhia aérea KLM, permite o embarque no avião sem a necessidade de mostrar o passaporte ou o bilhete. A verificação desses documentos será substituída por uma leitura eletrônica do rosto do passageiro.
Por enquanto, o sistema está em teste em apenas um portão do aeroporto e deve durar pelos próximos três meses. Antes do início do embarque, os passageiros devem se registrar em um quiosque especial que fica na área de espera do portão. Nesta máquina irão escanear o passaporte, o cartão de embarque e o próprio rosto.
Para preservar a privacidade, a companhia e a administração do aeroporto garantem que as informações pessoais usadas durante os testes não ficarão armazenadas, e que os dados coletados no quiosque de registro serão apagados até dez horas após o embarque.
O objetivo do teste é aprimorar a tecnologia, que poderia tornar os embarques mais rápidos e fáceis. Nos últimos anos, Schiphol vem investindo bastante em tecnologia, para se tornar um ?Leading Digital Airport? até 2018. Entre os estudos feitos está também um sistema de verificação digital de segurança em bagagens de mão.