Cotidiano

A solução Havas atende a um momento crítico à medida que as marcas mudam para as vendas online

Person adding clothes to cart closeup for online shopping campaign
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O comércio eletrônico vem ganhando força e se tornando um novo viés do consumo, e isso ficou muito mais claro com a pandemia, onde o consumo pela internet se tornou uma realidade devido ao distanciamento social.

Sendo assim, vamos falar a seguir sobre a experiência da Havas Media Group na aplicação da solução Havas para o comércio eletrônico e como é possível aprimorar os recursos do seu comércio eletrônico.

Havas Market e estratégias de comércio eletrônico

Não é segredo algum que a pandemia transformou os hábitos e tendências de consumo. Logo, as empresas tiveram que se adaptar para oferecer a melhor experiência ao cliente, e uma das tendências do mercado foi a evolução das estratégias de comércio eletrônico.

Segundo a pesquisa realizada pela própria Havas com cerca de 3000 consumidores, 1 (um) a cada 3 (três) consumidores afirmaram que comprar online é bastante conveniente, mas que a maioria das experiências de consumo são mais do mesmo.

Assim, a pesquisa também traz dados de que a pandemia intensificou essa percepção, e que detalhes como os descontos por fidelidade, recomendações baseadas em compras anteriores e variedade nas opções de pagamento são determinantes no momento da compra.

Partindo desse cenário, o Havas Media Group foi além e desenvolveu o Havas Market, que foi lançado em diversos países, incluindo a Austrália e a Índia.

De acordo com a empresa, a ideia do Havas Market é oferecer um serviço completo para os e-commerces, proporcionando uma experiência única tanto para o cliente quanto para a empresa em si.

Segundo o diretor global de comércio eletrônico do grupo, Provit Chemmani, os recursos da solução foram idealizados integradamente aos negócios maiores da companhia, garantindo assim que todos os negócios estejam conectados entre si, favorecendo a comunicação e a tomada de decisão.

A partir dessa integração, as estratégias se tornaram mais concisas, possibilitando maiores resultados ao longo da jornada do cliente.

Como aprimorar os recursos do seu comércio eletrônico?

A partir da experiência da solução Havas Market, é possível construir diversos aprendizados que podem ser aplicados ao comércio eletrônico.

O primeiro deles está diretamente relacionado com a plataforma do seu e-commerce, em específico no que falamos da estrutura do e-commerce e do seu funcionamento.

Uma das maneiras de tornar o seu e-commerce mais seguro e de valor é melhorando a sua plataforma em si, buscando alguns dos provedores de hospedagem gratuitos para seu backend, que é onde a plataforma é hospedada.  Assim, para que o seu e-commerce funcione de maneira estratégica e integrada, a estrutura dele deve ser muito bem projetada, tanto no se que trata dos códigos, quanto da segurança da informação e da comunicação com o cliente ao longo da jornada de compra.

Além disso, é dentro dessa estrutura de backend que o administrador cadastra os produtos, preços, promoções, usuários e todos os detalhes que fazem o comércio funcionar, e por isso, é essencial contar com uma boa estrutura.

Outro aspecto que faz toda a diferença no comportamento do consumidor e que afeta diretamente na decisão de compra é a confiança na marca e na sua estrutura logística.

Segundo a pesquisa realizada pela Neotrust Compre&Confie, as movimentações do comércio eletrônico aumentaram em 80% no ano de 2020, o que exigiu maior competitividade na estrutura logística dos e-commerces.

Sendo assim, é essencial estar atento a detalhes como a disponibilidade de produtos no estoque, tal como a presença em vários canais de comunicação, além de uma boa estrutura logística, que garanta a entrega e a satisfação do consumidor.

E claro, a experiência de venda e pós-venda também são essenciais para gerar valor e transformar a relação de consumo, gerando uma percepção de qualidade na visão do consumidor.

Dessa forma, é possível perceber que conforme o mercado e as tendências de consumo vão se transformando, as empresas e comércios eletrônicos devem estar preparados para lidar com as mudanças e oferecer assim experiências únicas e positivas, para assim gerar vantagem competitiva.