Cotidiano

A partir de amanhã, passageiros só poderão pagar ônibus com cartão

Usuários pedem maior divulgação dos pontos de emissão dos cartões e de recarga

Cascavel – Anunciado há pouco mais de 30 dias, o prazo para início da aceitação somente do cartão ValeSim para pagamento da tarifa do transporte coletivo urbano tem início nesta segunda-feira (30). O dinheiro será aceito até o último ônibus que circular no domingo. Já a partir da madrugada de segunda-feira valerá apenas o meio eletrônico.
Na sexta-feira (27), a três dias da mudança, a reportagem encontrou usuários do sistema que não tinham conhecimento da alteração. O auxiliar de logística Júlio César Oliveira está em Cascavel a trabalho e não sabia da medida.

“Sou de Minas Gerais e vou ter que ver o que fazer agora. Mas aprovo a medida. Traz mais segurança aos usuários”.

Já a ajudante de cozinha Mari Pires pede para que haja uma maior divulgação dos pontos credenciados de emissão e recarga de cartões.

“Fui ao Centro recentemente e tive de perguntar para várias pessoas onde havia algum ponto e ninguém soube me responder”.

Segundo a assessoria da ValeSim, há 57 pontos credenciados de emissão de cartão Express, destinado a quem faz uso esporádico do transporte e que possui limite para dez créditos.

“Distribuímos panfletos nos terminais e anunciamos na televisão e em jornais, por exemplo, mas iremos estudar uma forma de melhorar a divulgação. O processo de credenciamento dos estabelecimentos é permanente e nunca irá parar. Em Maringá, onde se aceita somente o cartão, há 53”, compara.

Segundo as empresas que possuem a concessão do transporte coletivo na cidade, Pioneira e Capital do Oeste, 94% dos passageiros pagaram a tarifa com o cartão na última quinta-feira.

“Contamos com uma adesão maciça à implantação. A procura pela emissão de cartões vem crescendo e na última semana a média foi superior a 300 por dia”, informa a assessoria.

(Com informações de Marcelo Machado)