BEVERLY HILLS ? O compositor Alan Menken realmente queria incluir a canção “If I can’t love her” na nova versão com atores reais de “A Bela e a Fera”. A emocionante balada, interpretada pela Fera, foi escrita para o musical da Broadway, como música de encerramento antes do intervalo.
? É uma canção monumentalmente boa. Mas corresponde à estrutura de um musical teatral ? disse Menken. ? Fiz várias tentativas e (o letrista) Tim Rice me disse, ‘seria como escrever ‘Não chore por mim, Brasil’.
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Assim, na sala de corte ela se foi, junto com outras adições da Broadway, como “Home” (embora alguns trechos dessa estejam no novo filme). Menken, vencedor de oito estatuetas do Oscar, inclusive pela trilha de “A Bela e a Fera”, de 1991, sabia que o comando era do diretor Bill Condon.
? Eu precisei encontrar o equilíbrio entre ser o guardião da ‘chama’ original e do show da Broadway e também ser um entusiasmado membro da equipe explorando um novo território ? disse Menken. ? Fui abençoado em ter Bill Condon. Ele é inteligente, ama teatro musical e ama ‘A Bela e a Fera’.
Os fãs do filme de animação não precisam temer grandes mudanças ? todas as músicas compostas por Menken e Howard Ashman para o longa-metragem de 1991 estão nesta nova versão. Foram feitos alguns ajustes e incluídas novas letras de Ashman, que os ouvintes mais atentos poderão notar nas canções “Gaston” e na versão final de “A Bela e a Fera”. Ashman morreu de complicações da AIDS antes do filme de animação ser lançado.
NOVAS CANÇÕES
Os cortes também abriram espaço para três novas canções de Menken e Rice, entre elas uma balada mais adequada para a Fera, “Evermore”, cantada depois que ele liberta a Bela. Há outra para os objetos da casa, ?Days in the sun?, e uma para o pai de Bela, Maurice (Kevin Kline), “How does a moment last forever.”
Menken adora interpretações diferentes de seu trabalho. Em sua carreira de mais de 30 anos criando algumas das trilhas mais emblemáticas da Disney, ele viu muito de seu trabalho sobreviver além da tela. Alguns dos musicais foram adaptados para a Broadway, incluindo “A Pequena Sereia” e “Aladdin”, que também estão na fila para ganhar versões no cinema com atores reais
? Eu me considero um arquiteto ? disse. ? Desenho uma estrutura e outras pessoas vivem nela.
É uma das qualidades que o tornam um compositor tão hábil.
? A música dele, acredito eu, é muito fácil de cantar, porque ele fez todo o trabalho para você. Você não precisa acrescentar nada lá ? opina Audra McDonald, veterana da Broadway. ? Ele é um daqueles compositores que conquistam seu coração com uma melodia e você nem percebe, de tão simples.
Embora grande parte do elenco de apoio do filme tenha alguma experiência da Broadway, Menken reconhece que os astros Emma Watson e Dan Stevens eram um pouco ‘imaturos’ nessa área. Watson, em particular, precisava de espaço para encontrar sua própria voz como a Bela.
? Eu não estou acostumado a ser uma presença intimidadora, mas acho que a figura do compositor foi um pouco assustadora para ela, então arrumamos um treinador vocal especial ? revela. ? Eu fiquei um pouco mais distante, sem problemas. As músicas falam por si mesmas. Veja os lançamentos da Disney para 2017
O compositor pode ter uma dúzia de projetos acontecendo ao mesmo tempo, mas ele ainda pode sentar-se ao piano e tocar qualquer coisa de seu catálogo. Comece uma letra e ele vai terminar sem pausas. Ele conhece o impacto de seu trabalho sobre gerações de crianças.
Agora, além de alguns projetos em andamento, incluindo turnês internacionais de muitas de suas produções de palco, Menken está se preparando para fazer tudo de novo e trabalhar na versão ao vivo de “A Pequena Sereia”, com Lin-Manuel Miranda (que ele conhece desde que Miranda era uma criança).
Quanto à “Bela e a Fera”?
? As pessoas estão muito gratas por não termos estragado tudo ? brincou o compositor, vencedor do Oscar por “A pequena sereia” (1989), “A Bela e a Fera” (1991), “Aladdin” (1992) e “Pocahontas” (1995).