Cotidiano

405 candidatos disputam 21 vagas na Câmara

A disputa pelas 21 cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores promete ser bastante acirrada, assim como foi nos pleitos anteriores

Cascavel – O número de candidatos a vereador que vão disputar os votos dos 206.714 eleitores de Cascavel é praticamente o mesmo da eleição passada. Ao todo são 405 candidatos, apenas três a menos em relação ao pleito de 2012. Os dados estão disponíveis no sistema de divulgação das candidaturas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A disputa pelas 21 cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores promete ser bastante acirrada, assim como foi nos pleitos anteriores. Os eleitos irão receber um salário de R$ 11.303,50, enquanto o futuro presidente da Casa de Leis o holerite será de R$ 15.193,35.

Os subsídios dos parlamentares para a próxima legislatura (2017-2020) foram votados em junho passado, quando a Câmara Municipal decidiu mantê-los “congelados”. Porém, os eleitos terão o direito da reposição salarial anual, a qual é prevista no artigo 37 da Constituição Federal e deve ser baseada em índices, geralmente o IPCA e IGPM, mesmo percentual concedido também ao funcionalismo público.

Os 405 candidatos estão registrados em 14 coligações ou chapas puras. O maior desafio é atingir o coeficiente eleitoral para garantir a vaga. O cálculo é feito a partir da divisão do número de votos válidos (todos os votos excluídos brancos e nulos), pelo de lugares a preencher no Legislativo local.

De acordo com o artigo 111 do Código Eleitoral (Lei 4.737 /65), se nenhum partido ou coligação alcançar o quociente eleitoral, até serem preenchidos todos os lugares, serão considerados eleitos os candidatos mais votados. Em Cascavel, os partidos e coligações trabalham com o coeficiente eleitoral para o pleito deste ano entre 7 mil a 7,5 mil votos.

Em relação ao apoio dos candidatos a vereador aos candidatos a prefeito a coligação Cascavel Mais Humana, Sem Corrupção, Sem Desperdício, de Leonaldo Paranhos (PSC), leva vantagem. O grupo reúne as siglas partidárias: PSC/PSD/PRP/DEM/PTC/PSDC/PTB/PV/PRTB/PSL/PTdoB/PSD).

A coligação lançou 183 candidatos divididos em seis coligações ou chapas puras. A coligação que apoia a candidatura a prefeito de Marcos Vinícius Pires de Souza (PSB) é formado pelo PDT/PTN/PR/PSDB/PPS.

O grupo lançou duas chapas completas na proporcional, somando 64 nomes. A primeira chapa inclui o PSDB/PPS/PDT e a segunda PTN/PR/PSB. A coligação liderada pelo PPL, do candidato a prefeito Marcio Pacheco, é formada pelo PMB/PHS/PRB/Pros/PCdoB/PEN. O grupo lançou três chapas completas com 32 nomes cada: PMB/PCdoB; PPL/PRB e PHS/PMN/Pros/PEN.

O PMDB, do candidato a prefeito Walter Parcianello, lançou chapa pura, com 32 nomes, assim como o PP, do candidato Hélio Laurindo. Já o candidato do PT, Aderbal de Mello, terá o apoio de 17 candidatos a vereador.

O candidato Professor Ivanildo (Psol) terá o apoio de 16 candidatos a vereador, sendo um deles do PCB.