A chegada do inverno pode ser atribuída ao maior volume de pacientes nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em Cascavel.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a média é de 20% de aumento nas três unidades: Veneza, Brasília e Tancredo.
“As causas são variadas, mas os pacientes com sintomas de síndromes respiratórias aumentaram consideravelmente”, afirma a secretaria.
O início da semana é o período em que mais pessoas buscam por atendimento, inclusive, motivo de maior reclamação pelo tempo de espera.
“Houve um aumento na procura nas Unidades de Pronto-Atendimento, principalmente às segundas-feiras. Porém, também observamos a procura nos outros dias da semana”, esclarece a secretaria.
Em relação à UPA Tancredo, o pedido é para que a população adulta não busque atendimento direto na recepção.
Por enquanto a unidade se limita às consultas pediátricas e atendimento somente de pacientes encaminhados pelo Siate, até que reformas de ampliação sejam realizadas.
Vacina
Em Cascavel 93.695 pessoas foram vacinadas pela Campanha Nacional contra os vírus H1N1, H3N2 e o influenza tipo B. A Secretaria de Saúde conseguiu superar a meta geral dos grupos prioritários com alcance de 102,74% das pessoas.
Por outro lado apesar de toda a divulgação, a cobertura vacinal no grupo das crianças (66,05%), gestantes (68,69%) e puérperas (77,59%) ficou abaixo das expectativas. Com o fim da campanha 7,5 mil crianças não foram vacinadas e ficarão sem imunização.