Automóveis

Volkswagen comemora os 20 anos do Total Flex

No ano em que a Volkswagen comemora os 20 anos da tecnologia Total Flex, revolucionando o mercado com a mistura livre de etanol e gasolina, os modelos produzidos nas plantas brasileiras (Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais) recebem adesivo comemorativo com produção limitada até dezembro de 2023.

Aplicado no vidro traseiro de Polo, Virtus, Nivus, T‑Cross e Saveiro, o selo exclusivo traz o logo da tecnologia Total Flex revitalizado para a comemoração. Ao lado, um QR Code direciona o novo proprietário de um VW ao aplicativo do programa Abasteça Consciente.

Etanol ou gasolina?

Foi em março de 2003 que a marca alemã mostrou ao público o Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Substituto do Gol, o recém-lançado Polo Track é o mais novo modelo da marca a ser equipado com a tecnologia. E mais do que toda a sua gama de veículos nacionais com propulsores flexíveis, a Volkswagen oferece ainda o Taos, fabricado na Argentina, também com motor flex.

A investigação da possibilidade de usar misturas de etanol e gasolina iniciou em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital. Já no início dos anos 2000, a decisão da Volkswagen em implementar o Total Flex foi suportada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores, desenvolvida ao longo da década de 1990.

Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou mais 8 milhões de veículos flexíveis.