O novo Honda Civic Type R estreia no Brasil como sinônimo de alto desempenho, excelência dinâmica, esportividade e tecnologia avançada, sendo o mais rápido dos Civic Type R já produzidos.
É preciso recuar quase seis décadas na história da Honda para compreender a sua longa tradição na criação de carros de alto desempenho. A Honda decidiu participar do Campeonato Mundial de Fórmula 1, pela primeira vez, em 1964, apenas um ano após ter iniciado a fabricação de automóveis. Bastaram apenas doze corridas para a marca chegar à vitória, no Grande Prêmio do México de 1965, com o Honda RA272, equipado com motor V12 transversal de 1,5 litro – o mais potente da F1 daquela época.
Essa impressionante conquista nas pistas explicitou ao mundo o marcante DNA esportivo e a alta tecnologia da Honda, que atualmente tem sua máxima expressão no Civic Type R. O modelo, que pertence à 11ª geração do Civic, consagrou-se como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo, após recorde de tempo de volta em Nürburgring (7 minutos e 44,881 segundos).
No processo de criação deste novíssimo Civic Type R, os engenheiros da Honda buscaram o aprimoramento técnico exigido para um modelo esportivo e que é evidenciado através de uma forma aerodinâmica altamente refinada.
O motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo do Civic Type R 2023 adota um novo turbocompressor, com consequente aumento de potência e torque. Como resultado, tanto a relação peso/potência quanto a velocidade máxima evoluíram em relação ao modelo anterior.
Quatro modos de condução permitem selecionar e/ou personalizar parâmetros como resposta do acelerador, rigidez da suspensão e da assistência de direção. O exclusivo aplicativo Honda LogR fornece feedbacks sobre a condução, visando o melhor desempenho para os motoristas que buscam superar os seus limites, reforçando o Racing Spirit do modelo.
A extensa lista de equipamentos priorizando segurança, conforto e conectividade, com destaque especial para o Honda SENSING e o myHonda Connect, complementam os diferenciais do novo Civic Type R.
Design e aerodinâmica
O conceito que norteou a criação do Civic Type R – Ultimate Sport 2.0 – teve como objetivo maximizar a sensação de prazer ao dirigir. Foco especial foi direcionado ao desempenho aerodinâmico, por meio de um forte incremento do downforce. O ponto de partida – as elegantes linhas do Honda Civic –, foram ajustadas ao caráter exigido pelo Type R: a agressividade que se espera de um esportivo puro-sangue.
O estilo low&wide, ou seja, baixo e largo, resulta em proporções equilibradas. O modelo ganhou 15 mm de largura e ficou 28 mm mais baixo em relação à geração anterior do Civic Type R, reforçando a presença esportiva da carroceria hatchback. O comprimento total aumentou em 38 mm – destes, 35 mm estão no entre-eixos – resultando em uma cabine espaçosa e confortável.
A dianteira, com enormes entradas de ar, é uma das áreas de maior diferenciação do Civic Type R. O desenho tridimensional incorpora linhas aerodinâmicas que permitem um gerenciamento eficiente do fluxo de ar frontal, favorecendo e ampliando todo o potencial do motor turbo de alta performance.
O capô de alumínio com grade de exaustão colabora para otimizar o fluxo de ar frontal, auxiliando no controle térmico e gerando pressão aerodinâmica de até 42 Newtons. Spoiler e fechamento inferior do assoalho garantem 207 Newtons adicionais, enquanto, na traseira, o aerofólio imprime um downforce de nada menos que 580 Newtons. O extrator abaixo do para-choque organiza e acelera o fluxo de ar na traseira, reduzindo o risco de flutuação em altas velocidades.
A aparência baixa e musculosa é reforçada pelos para-lamas alargados, que abrigam rodas exclusivas calçadas com pneus feitos sob medida. O icônico emblema ‘H’ de fundo vermelho aplicado à grade, tampa do porta-malas e rodas identifica o Civic Type R como genuíno integrante do seleto grupo dos Honda de alto desempenho.
Cores
As cores disponíveis para o Civic Type R são Racing Blue Pearl, Rallye Red, Championship White e Crystal Black Pearl. A partir deste mês de junho, os clientes já poderão encontrar o modelo em exibição nas principais concessionárias.
Foto: Divulgação