Pouco antes do seu lançamento, o novo Panamera está concluindo seus últimos testes. Em Barcelona e seus arredores, os engenheiros estão verificando os detalhes finais da nova geração do modelo. O sedan esportivo já completou a maioria dos procedimentos de teste, nos quais o carro esportivo de quatro portas demonstrou suas qualidades em quatro continentes. Por exemplo, os testes nos EUA verificaram o desempenho do trem de força em altitudes elevadas e baixos níveis de oxigênio, ou confirmaram o desempenho do sistema de refrigeração do motor e do ar condicionado em calor extremo. Na Escandinávia, o Panamera foi conduzido em temperaturas muito baixas; na África do Sul, ele dominou condições de estrada difíceis; e na Ásia, a alta umidade do ar e horas de tráfego intenso em megacidades representaram desafios particulares para o conjunto geral. “Testamos cada carro novo de forma intensiva para atender às nossas demandas, e é claro, às dos nossos clientes ao redor do mundo”, diz o gerente de desenvolvimento Marcel Hönemann. “O padrão que estabelecemos sempre são os objetivos de desenvolvimento definidos nas especificações. O novo Panamera deve se destacar aqui e agora, especialmente em termos de desempenho, conforto e acústica.”
Quatro versões híbridas
Na Porsche, a escolha do trem de força correto é imperativa para obter o desempenho ideal. O novo modelo do Panamera conta com uma gama de motores completamente atualizada, com um foco de ponta em trens de força sustentáveis e eficiência. “Depois de já oferecermos três E-Hybrids para a segunda geração do Panamera, estaremos adicionando um quarto plug-in híbrido no novo Panamera. Esta é a nossa resposta à enorme demanda dos nossos clientes. Em alguns países, a proporção de E-Hybrids no Panamera é quase de 100 por cento. A nova derivação é um modelo de alto desempenho que se encaixa perfeitamente na linha versátil”, relata o Dr. Thomas Friemuth, chefe da linha de produtos Panamera. “Estamos aumentando o desempenho elétrico do Panamera em todos os modelos E-Hybrid, levando em consideração a dinâmica de condução, bem como as disciplinas importantes de autonomia elétrica e velocidade de carregamento. Durante nossos testes, estamos indo até 70 por cento mais longe puramente com energia elétrica do que fizemos com seu antecessor.”
A base de todos os modelos E-Hybrid do novo Panamera é um motor elétrico mais potente, agora completamente integrado à nova transmissão de dupla embreagem. Ele oferece valores de potência e recuperação mais altos do que seu antecessor com um peso menor. Sua energia é fornecida por uma bateria de alta voltagem com capacidade significativamente maior de 25,9 kWh. A potência de carregamento de 11 kW reduz o tempo de carregamento apesar do aumento da capacidade da bateria.
Revisões fundamentais nos motores a combustão facilitam uma eficiência e desempenho adicionais. Todos os trens de força no novo Panamera estão preparados para as futuras regulamentações de emissões. “Estou encantado com o progresso que fizemos com a eletrificação. A integração e combinação de dois sistemas de propulsão no Panamera funcionam de forma absolutamente perfeita e harmoniosa. Com os novos trens de força, o carro irradia uma tremenda facilidade e confiabilidade ao acelerar”, relata Arno Bögl, gerente de projeto para o trem de força na linha de produtos Panamera, sobre os testes de condução.
Suspensão pneumática
Juntamente com sua gama de motores amplamente revisada, o novo Panamera incorpora outras novas desenvolvimentos. Pela primeira vez, o Panamera conta com um novo sistema opcional de controle ativo do chassi e dos amortecedores com uma vasta gama de funções adicionais. “Com o chassi ativo, estamos estabelecendo novos padrões. Sentimos isso a cada metro dos nossos testes – muito confortável nas pedras portuárias de Barcelona e altamente dinâmico e ágil nas estradas sinuosas do campo fora da cidade. Uma faixa incomparavelmente ampla”, afirma Thomas Friemuth. O novo Panamera é equipado com um chassi semi-ativo com novos amortecedores de duas válvulas como padrão, que podem regular as fases de compressão e retorno de forma independente um do outro. Isso expande significativamente a gama entre a afinação do chassi confortável e de alto desempenho no novo chassi padrão também.
Durante os testes de condução, os últimos retoques finais serão feitos no novo Panamera antes da sua estreia mundial. A Porsche está apresentando a terceira geração do carro esportivo de quatro portas no festival Icons of Porsche em Dubai, no dia 24 de novembro de 2023. Ele estará em exposição para os participantes do festival nos dias 25 e 26 de novembro de 2023.
Foto: Divulgação