Desde 2001 o nome Twister faz parte da vida dos motociclistas brasileiros. Estética bem-sucedida e ótima performance global viraram a marca registrada do modelo. Em 2008 a 1ª geração da CBX 250 Twister deu lugar à mais potente CB 300R, que dominou o segmento, até o resgate do nome através da inédita CB 250F Twister, que em 2015 estreou um motor inédito, com menor capacidade cúbica que sua antecessora, mas com performance equivalente e consumo menor.
Em sete anos de mercado, de 2015 até 2022, a CB 250F Twister se manteve como a nº 1 de seu segmento. A elevada confiabilidade, o estilo moderno e a facilidade de pilotagem a tornaram a opção preferencial para os que desejassem dar um salto de categoria, passar de modelos utilitários de pequena cilindrada, como a CG 160, para uma motocicleta com maior desempenho e capacidade.
Agora, com a chegada da CB 300F Twister, a história se repete: a Honda cumpre sua tradição de constante aperfeiçoamento técnico e modernização estética, pontos cruciais para continuar na liderança do segmento. A nova Twister colhe o legado de continuar a ser uma motocicleta versátil, durável, ágil e ambicionada, uma campeã inclusive quando o assunto é a depreciação mínima.
Sob esta filosofia de aperfeiçoamento, mas sem romper com a essência que o nome Twister carrega, nasce a Honda CB 300F Twister. Motor e suspensões foram aperfeiçoados assim como o aspecto estético, aproximando-a da Honda CB 500F; detalhes como o banco bipartido, painel LCD Blackout e iluminação full-LED são um genuíno upgrade em relação ao modelo que substitui.
Generalidades
A Honda CB 300F Twister é o resultado de um aprofundado projeto que resultou em uma avançada streetfighter urbana, com estilo agressivo, forte e esportivo, que visa dar aos seus usuários a sensação real de estar pilotando um modelo de cilindrada superior. No entanto, seu DNA preserva as qualidades da geração precedente, entre elas a renomada robustez, economia e grande versatilidade.
De fato, a Twister se presta tanto para o trabalho e transporte no dia-a-dia quanto para o lazer de final de semana. Atende tanto quem quer uma moto ágil e divertida para encarar estradas repletas de curvas como os que desejam realizar trajetos rodoviários com segurança e reserva de potência, inclusive levando garupa.
Mudanças aprofundadas nas suspensões encontraram no consagrado chassi tubular tipo Diamond a estrutura exata para oferecer um comportamento dinâmico de excelência ao modelo. A frenagem se vale de discos na dianteira e traseira, sendo que a CB 300F Twister será vendida em duas opções nas quais o diferencial é justamente o sistema de freios: CBS – Combined Brake System, ou a versão ABS, com sistema eletrônico antitravamento.
No motor, a elevação da potência e torque permite respostas ao acelerador mais consistentes, melhorando a aceleração, retomada de velocidade e proporcionando à nova Twister a capacidade de alcançar excelente desempenho. Esta evolução na performance do motor com tecnologia FlexOne veio acompanhada de ainda mais economia. O câmbio de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, ‘upgrade’ complementado pelo novo pneu traseiro, agora mais largo, mudança que atende a elevação da potência.
A iluminação da CB 300F Twister é full-LED e o painel, tipo Blackout, é pleno de informações e tem como novidade uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphones. Por último, necessário destacar que o novo assento bipartido, o formato do novo tanque e o posicionamento de guidão e pedaleiras proporciona uma excelente ergonomia, sem que tenham sido afetados aspectos práticos como a distância do assento em relação ao solo e o peso a seco, apenas 2 kg superior ao do modelo precedente.
O motor da CB 300F Twister deriva diretamente do que equipava sua antecessora. O ganho de capacidade cúbica – que passou de 249,5 cm3 para 293,5 cm3 – foi obtido mediante o aumento do diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 mm. Importante lembrar que tal opção permitiu o aperfeiçoamento do cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para o sistema de alimentação e exaustão do motor.
A potência máxima passou dos 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para 24,7 cv (24,5 com gasolina) à mesma rotação. O torque máximo subiu de 2,28 kgm.f (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm a 2,60 kgm.f (2,61 com gasolina) à mesma rotação. A potência máxima cresceu 9,3% enquanto o torque máximo nada menos que 15,5%, uma característica extremamente desejável considerando o tipo de uso ao qual a CB 300F Twister se destina, majoritariamente feito de percursos urbanos entremeados a vias expressas.
Preço
Preços sugeridos (base Distrito Federal):
CB 300F Twister CBS: Cinza metálico e Vermelha – R$ 18.900,00
CB 300F Twister ABS – Dourada e Vermelha – R$ 19.800,00
Foto: Divulgação