Automóveis

Citroën "Ami for All", nova solução de mobilidade para pessoas com deficiência

Citroën "Ami for All", nova solução de mobilidade para pessoas com deficiência

A Citroën apresenta o conceito “Ami for All”, um projeto desenvolvido em conjunto com a PIMAS, especialista na conversão de veículos para Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. O projeto foi revelado na feira Autonomic, em Paris, que ocorreu no centro de exposições Porte de Versailles, de terça a sexta-feira.

O protótipo foi projetado para ser dirigido por pessoas com deficiência nos membros inferiores (paraplegia), especialmente aquelas que utilizam cadeiras de rodas. Ele incorpora desenvolvimentos técnicos, como maior ângulo de abertura da porta, equipamento para a transferência da cadeira de rodas para o assento (prancha e alças), controle mecânico e manual para aceleração e frenagem, pomo no volante para facilitar a condução e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora da cabine.

Com o “Ami for All”, a Citroën devolve a independência àqueles que a perderam, com uma solução de mobilidade elétrica acessível que não exige carteira de motorista, incluindo condutores a partir dos 14 anos de idade em alguns mercados. O “Ami for All” proporciona uma maneira fácil de levar uma vida ativa e se integrar socialmente sem depender de terceiros para acompanhá-los ou usar o transporte público com seus horários e acessos desafiadores.

 

Acessível e prático

Devido à sua acessibilidade e facilidade de uso, o “Ami for All” é incomparável no que oferece às pessoas com deficiência. Ele é um fator real de integração social, proporcionando mobilidade e independência a usuários que se deparam com alguma limitação em suas atividades cotidianas.

O “Ami for All” é uma maneira particularmente eficaz de devolver a independência às pessoas com deficiência, especialmente àquelas que precisam de uma cadeira de rodas. Isso diz respeito a 1% da população mundial. É uma solução segura, confortável, compacta e ágil que permite que elas se locomovam a partir dos 14 anos de idade em alguns mercados, mesmo que não tenham carteira de motorista.

 

Acesso a bordo

O Ami é naturalmente uma solução interessante para o acesso a bordo. Entrar e sair é fácil graças a uma porta larga e com abertura oposta no lado do motorista (com dobradiça traseira). O ângulo de abertura da porta foi aumentado para permitir que os condutores coloquem uma cadeira de rodas paralela ao assento do Ami. Uma prateleira removível e retrátil é então desdobrada para permitir que a pessoa faça a transferência da cadeira de rodas para a cabine.  Os ocupantes podem passar da cadeira de rodas para o assento do motorista auxiliados por uma alça fixada na parte superior da moldura da porta interna. Toda a operação leva apenas alguns minutos.

 

Condução

Uma vez a bordo e pronto para partir, o motorista tem um pomo no volante para facilitar a condução e se beneficiar do excelente manuseio do “Ami for All”. Além disso foi adicionada uma alavanca à direita do condutor para o controle manual do acelerador e do pedal do freio, que o motorista simplesmente puxa ou empurra. Os pedais permanecem operacionais, permitindo o uso do Ami por qualquer pessoa.

 

Armazenamento inteligente

Há duas maneiras de transportar a cadeira de rodas. Ela pode ser colocada no compartimento do passageiro, aproveitando o grande volume de armazenamento no Ami. Basta o motorista retirar as rodas da cadeira de rodas e prendê-las no assoalho usando um suporte especial projetado especificamente para isso. A cadeira de rodas então é dobrada e se encaixa no banco do passageiro, presa por um cinto de segurança adicional e específico. Essa configuração permite a qualquer usuário com paraplegia ou limitações de mobilidade ter autonomia para usar o Ami de maneira independente.

Se um passageiro também estiver presente, a cadeira de rodas pode ser facilmente colocada em um espaço dedicado na parte traseira do “Ami for All”, graças a um bagageiro de alumínio. A cadeira de rodas será instalada pelo passageiro e poderá ser coberta por uma lona protetora, mantendo todo o espaço na cabine.