Nesta quinta-feira (06), em encontro realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Toledo, foi apresentado ao prefeito Beto Lunitti e demais integrantes da gestão municipal o Agrodata Paraná, plataforma em desenvolvimento por órgãos estaduais com dados da agropecuária paranaense. O intuito é concentrar informações e facilitar para órgãos, entidades e a população na busca de dos relacionados ao setor. A explanação ficou por conta do diretor técnico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Benno Henrique Weigert Doetzer.
Conforme Doetzer, a plataforma vai condensar dados existentes do estado, municípios e instituições privadas, realizando o cruzamento desses dados e a geração de informações estratégicas, de planejamento, de monitoramento, geração de indicadores do que está acontecendo no meio rural. “Vai ser possível usar essas informações para realizar diagnósticos, além de planejar e monitorar ações. A ideia é disponibilizar para a sociedade de maneira geral e também para os setores público e privado essa ferramenta de auxílio”.
O Agrodata também vai auxiliar na proposição de ações e principalmente na qualificação de aplicação de recursos, tanto das gestões públicas, quanto dos setores privados. “Quanto maior o nível de informação, se aumenta a chance de acerto. A ideia é justamente essa, a gente qualificar nossos estudos, os projetos, os programas e políticas públicas e investimentos privados com base em dados e não em suposições e ‘achismos’. Então a ideia é a gente ter uma base muito robusta e concreta de informações que permitam a melhor tomada de decisão”, completou.
O prefeito Beto Lunitti aproveitou o momento para agradecer a SEAB e ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) pelas parcerias, em especial nas ações de segurança alimentar, como o Banco de Alimentos e os valores repassados para aquisição de alimentos. “São ações importantes, inclusive o apoio que tivemos para a conclusão das obras da Cozinha Social [Unidade Central de Produção de Alimentos], hoje responsável por toda a produção de merenda escolar, refeições dos nossos oito restaurantes populares e lanches servidos em nossos programas sociais e de fortalecimento de vínculos”.
Sobre o Agrodata, Lunitti destacou que a proposta de criação de um sistema, com informações qualificadas sobre a agropecuária e o agronegócio é importantíssima. “Nós avançamos em tecnologias aplicadas aos diversos setores. Estamos trabalhando com o georreferenciamento no nosso município e quanto mais rápido tivermos as informações, mais céleres será a promoção de políticas públicas. Fico contente com o que estou observando e estamos à disposição para contribuir dentro do que for possível fazer”, comentou.
Além do prefeito Beto Lunitti, os secretários de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo; de Administração, Andriws Prestes; e de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Norisvaldo Penteado; e o diretor de Jornalismo, Ricardo Morante, participaram do encontro. Já os representantes dos órgãos estaduais foram o gerente regional do IDR em Toledo, Ivan Raupp; o gerente regional do IDR de Cascavel José Lindomir Pezenti; além de técnicos dos municípios de Umuarama, Toledo e Cascavel.