Um estudo da Berg Insight indica que o mercado global de soluções para Agricultura de Precisão chegou a 2,2 bilhões de euros (cerca de R$ 9 bilhões) ano passado e deverá alcançar 4,2 bilhões até 2021, com um crescimento anual em torno de 13,6%. Um vasto conjunto de tecnologias é aplicado hoje em atividades de alta precisão em fazendas, com o objetivo de gerenciar variações no campo e maximizar a produtividade, bem como minimizar o uso de corretivos agrícolas.
Enquanto soluções como autoguia e controle de máquinas já são tecnologias populares na indústria agrícola, a telemática e a tecnologia de aplicações diferenciadas (VRT, na sigla em inglês) ainda estão em estágio inicial de adoção.
Segundo o estudo, a interoperabilidade entre hardware e software ainda é um desafio no campo, ainda que estejam em andamento iniciativas de padronização por organizações como Agricultural Industry Electronics Foundation e AgGateway.
Hoje a maioria dos fabricantes de equipamentos para agricultura tem iniciativas relacionadas com Agricultura de Precisão. Dentre as principais, pode-se citar John Deere, seguida por Trimble, Topcon Positioning Systems, Raven Industries e Ag Leader Technology.