Agronegócio

Sustentabilidade do feijão

O Paraná figura no topo do ranking como maior produtor nacional do feijão

O feijão é uma cultura representativa no Brasil e, em especial, no Paraná. Em termos de produção, enquanto o País ocupa o terceiro lugar no mundo, o Paraná figura no topo do ranking como maior produtor nacional do alimento. Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicam que na safra 2017/18 o Estado foi responsável por cerca de 18% da produção brasileira do grão, atingindo a marca de 587,4 mil toneladas.

Diante desse cenário, a Faep, a Syngenta e a cooperativa Frísia irão promover o evento “Do Campo à Mesa: Sustentabilidade na cadeia produtiva do feijão” no dia 20 de maio, em Carambeí, na região dos Campos Gerais, para produtores de todo o Paraná. Tendo em vista o valor que essa cadeia produtiva tem no Estado, o objetivo é abordar a relação entre o papel do agronegócio e as práticas sustentáveis no campo.

Segundo a representante de Assuntos Públicos da Syngenta, Laila Pinheiro, a proposta é unir as discussões sobre sustentabilidade em pauta na sociedade ao conhecimento do campo e de quem vive essa realidade no dia a dia. “Queremos demonstrar o valor da cultura e a versatilidade do feijão. A intenção é valorizar a cadeia produtiva até o seu momento final, quando chega à mesa do brasileiro”, destaca.