Cultivares de trigo com produtividade de até seis mil quilos por hectare, ou seja, o dobro da média nacional, são uma das atrações do Show Rural Coopavel de Inverno, de 22 a 24 de agosto, na área de 72 hectares às margens da BR-277, em Cascavel, saída para Curitiba.
Empresas nacionais e estrangeiras vão mostrar aos visitantes os seus melhores resultados e investimentos em pesquisa e tratos culturais. “Os triticultores vão encontrar aqui, em um só lugar, o que há de melhor para uma cultura que abre uma grande janela de possibilidades especialmente aos produtores rurais do Paraná, estado dono de uma das melhores médias de produtividade do grão no País”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Até há pouco tempo, o Brasil precisava importar mais da metade do que consumia e agora está a menos de três milhões de toneladas da autossuficiência. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o País deverá colher, na safra 2022/2023, cerca de 10 milhões de toneladas com consumo na casa das 12,4 milhões. A área plantada no País, neste ano, deverá ser de 3,3 milhões de hectares com produtividade média de 2,9 mil quilos por hectare.
Os estados da região Sul respondem por grande parte do trigo colhido no País. Juntos, responderão na safra atual por 8,5 milhões de toneladas, dessas 4,6 milhões colhidas no Rio Grande do Sul, 3,5 milhões no Paraná e 431 mil toneladas em Santa Catarina. A área plantada no Rio Grande do Sul será de 1,45 milhão de hectares, no Paraná de 1,35 milhão e em Santa Catarina de 140,5 mil hectares. A produtividade média nos três estados do Sul é superior a 3 mil quilos por hectare. No Oeste do Paraná, a produtividade já chega a 3,9 mil quilos por hectare.
O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, estará em Cascavel no dia 23 de agosto para, além de prestigiar a edição de inverno do Show Rural Coopavel, participar de uma reunião técnica com prefeitos e líderes do Oeste. A partir das 13h, no auditório Paraná Cooperativo, Ortigara vai falar sobre o Processo Simplificado de Adesão ao Susaf/Paraná. Os detalhes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte vão ser repassados pela gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda.
Uma extensa programação marcará a participação do Espaço Impulso na 4ª edição do Show Rural Coopavel de Inverno. O hub de inovação do agro, inaugurado em fevereiro de 2022, participa pela segunda vez da versão de inverno de um dos maiores eventos do mundo em disseminação de conhecimentos para o campo.
Foto: Gilson Abreu/AEN